Óbitos pela Covid aumentam 90% em Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Óbitos pela Covid aumentam 90% em Ponta Grossa

Dados do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil revelam, ainda, que o município teve crescimento de mortes pela doença na comparação com o mesmo mês do ano passado

O mês de maio mostrou que os números da doença ainda estão longe de estarem controlados
O mês de maio mostrou que os números da doença ainda estão longe de estarem controlados -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Dados do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil revelam, ainda, que o município teve crescimento de mortes pela doença na comparação com o mesmo mês do ano passado

Com o terceiro pior número de mortes desde o início da pandemia da Covid-19 em Ponta Grossa, o mês de maio mostrou que os números da doença ainda estão longe de estarem controlados. Se comparados com a média de óbitos causados pelo novo coronavírus desde a chegada da doença no município, o mês que se encerrou registrou aumento de 90,8% no número de falecimentos, atingindo a marca de 137 mortes, frente a uma média de 71.

Os números de maio só ficam abaixo quando comparados com os de março e abril deste ano, respectivamente, o primeiro e segundo piores meses da pandemia no município, auge da segunda onda da doença que lotou UTIs de hospitais em todo o território nacional. Na comparação com março, maio aponta queda de 56% no número de óbitos, enquanto na comparação com abril a queda foi de 25%. Em números absolutos, maio registrou 137 óbitos causados pelo novo coronavírus, enquanto março foram 316 óbitos, e abril 184.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil (https://transparencia.registrocivil.org.br/inicio), base de dados abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), e podem ainda sofrer mudanças, uma vez que o prazo legal para envio de óbitos à plataforma nacional pode chegar a até 12 dias do falecimento.

“O Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil exerce um papel muito importante durante a pandemia da Covid-19, porque fornece as informações necessárias para que possamos entender a dimensão desta crise sanitária e permite que ações sejam tomadas, tanto individuais, como coletivas”, comenta a presidente do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen/PR), Elizabete Regina Vedovatto.

Maio/20 x Maio/21

Um ano depois, maio de 2021 registrou um aumento de 4.466% dos óbitos em Ponta Grossa em comparação com o mesmo mês de 2020. Em números absolutos foram 137 mortes no mês passado frente a 3 em maio do ano passado. Na mesma comparação, o Paraná registrou um aumento de 1023% dos óbitos, foram 4.560 mortes no mês passado, enquanto maio do ano passado foram registrados 406 óbitos. Outros 18 Estados apresentam números maiores este ano, enquanto nove apresentam redução quando comparados ao mesmo período do ano passado.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE