PG registra quase mil mortes em 12 meses de pandemia | aRede
PUBLICIDADE

PG registra quase mil mortes em 12 meses de pandemia

Primeiro óbito registrado no município ocorreu em 9 de junho de 2020. Quase 94% das vítimas fatais tinham 40 anos ou mais

Município pode ultrapassar os mil mortos com casos suspeitos e a confirmar
Município pode ultrapassar os mil mortos com casos suspeitos e a confirmar -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Primeiro óbito registrado no município ocorreu em 9 de junho de 2020. Quase 94% das 983 vítimas fatais tinham 40 anos ou mais

Nesta quarta-feira, 9 de junho de 2021, o município de Ponta Grossa completa um ano da primeira vítima pelo novo coronavírus. Há 365 dias atrás um paciente de 68 anos que estava internado na Santa Casa de Misericórdia acabou falecendo. O anúncio foi feito pelo ex-prefeito Marcelo Rangel em suas redes sociais. O número de pessoas que perderam a vida para a covid-19 representa 0,27% da população total da cidade, segundo estimativa do IBGE para 2020 (355 mil habitantes).

De lá para cá foram 983 vítimas fatais pela doença – com dados atualizados pelo último Boletim Oficial divulgado pela Fundação Muncipal de Saúde (FMS) às 17h07 horas da tarde desta terça-feira (8). Contudo, o número pode ser superior a mil mortes: isso porque, são 19 óbitos a serem confirmados, outros 7 sob suspeita. Assim, o montante de vítimas poderia bater 1.009 ponta-grossenses. 

Acrescenta-se a isso, também, as 204 mortes descartadas, mas que podem ser alteradas de acordo com investigações do setor de Mortalidade Geral da Secretaria do Estado da Saúde do Paraná (Sesa). Vale destacar que esse número, dentro do período de um ano, considera apenas os ponta-grossenses que morreram, sejam em hospitais locais ou de outras cidades. Mortes de pessoas de municípios diferentes não são contabilizados pelo Boletim da FMS.

O perfil das 983 vítimas é, sumariamente, de pessoas acima dos 50 anos: 832 mortes, o que corresponde a 84.6% do total. Considerando a faixa etária anterior divulgada pela Fundação (40 a 49 anos), o número também chama a atenção: 93,8%. Foram 44 óbitos de pessoas entre 30 a 39 anos; 10 pacientes que tinham de 20 a 29 anos; dois de 10 a 19 anos. Abaixo dos 9 anos, não houve mortes confirmadas.

Em relação ao sexo, a covid-19 vitimou 556 homens (57%) e 427 mulheres (43%). Segundo o boletim da Sesa, Ponta Grossa é a quarta cidade com mais óbitos, atrás da capital Curitiba, além de Londrina e Maringá.

Entrevista 

O secretário municipal de Saúde de Ponta Grossa, Doutor Rodrigo Manjabosco, concederá uma entrevista ao vivo nos estúdios do Portal aRede, às 17h desta quarta-feira (9). O médico, que foi secretário adjunto no governo Marcelo Rangel e atualmente lidera a pasta na gestão de Elizabeth Schmidt, trará informações atualizadas sobre o panorama da pandemia do município - além, é claro, de falar sobre o ciclo de um ano completado da primeira morte pela covid-19. Somente nesta terça-feira, Ponta Grossa registrou 327 novos casos da doença, com os leitos de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva saturados.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE