Vila Militar realiza estudos de Avifauna em PG | aRede
PUBLICIDADE

Vila Militar realiza estudos de Avifauna em PG

O levantamento das aves foi realizado no Campus Ecológico de Olarias, das Faculdades Cescage

Colégio Vila Militar Cescage realiza levantamento de Avifauna em Ponta Grossa
Colégio Vila Militar Cescage realiza levantamento de Avifauna em Ponta Grossa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O levantamento das aves foi realizado no Campus Ecológico de Olarias, das Faculdades Cescage

Na semana do Meio Ambiente o Colégio Vila Militar Cescage realizou um levantamento no mês passado da avifauna de uma região urbana do município de Ponta Grossa. As observações foram realizadas com o auxílio de binóculos em um trajeto pré-determinado e frequentado pelos alunos, no período de maior atividade dos animais. Para a identificação das espécies, foram utilizados guias da fauna brasileira. Foram observadas espécies, distribuídas em famílias, sendo Tyrannidae e Anatidae as mais representativas. 

"Estudos de caráter qualitativo são fundamentais para sugerir estratégias de conservação e manejo de aves silvestres. Os resultados reforçam a necessidade de um plano de manejo e aplicação de projetos de educação ambiental para preservar a biodiversidade em parques urbanos. Também valoriza a prática de educação ambiental nas escolas para o despertar da consciência ecológica em crianças e adolescentes", revelou a Médica Veterinária Doutora Érika Zanoni Fagundes Cunha. 

O levantamento das aves foi realizado no Campus Ecológico de Olarias, das Faculdades Cescage, localizado próximo ao centro da cidade de Ponta Grossa. O lugar é composto por bosques de floresta primária nativa e por florestas secundárias, onde procuram refúgios diversos animais nativos ou migratórios. As observações foram realizadas por grupos de alunos de ensino médio e fundamental (média de 12 anos de idade) e também por acadêmicos do curso de medicina veterinária (20 anos em média). 

Para a realização do levantamento qualitativo percorreu-se, em velocidade constante, um trajeto pré-definido, no qual as espécies que foram detectadas pelos observadores, visível ou sonoramente, no percurso da trilha. 

O percurso foi iniciado pela manhã, por ocasião da maior atividade das aves nesse período e prorrogou até as 15 horas, totalizando 8 horas de observações. As observações foram feitas em maio de 2021. Para a visualização e/ou registro das espécies detectadas foram utilizados binóculos, máquinas fotográficas e aparelhos celulares. A identificação foi realizada com o auxílio de guia de aves brasileiras.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE