Vacinação por faixa etária continua em Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Vacinação por faixa etária continua em Ponta Grossa

Outros grupos prioritários prosseguem com a aplicação da 1ª e 2ª dose da vacina

Vacinação por faixa etária continua em Ponta Grossa
Vacinação por faixa etária continua em Ponta Grossa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Outros grupos prioritários prosseguem com a aplicação da 1ª e 2ª dose da vacina

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), informa que na próxima semana iniciará a vacinação de 59 a 18 anos de forma escalonada, do mais velho para o mais novo. Juntamente com este público, acontecerá a aplicação para públicos prioritários como profissionais da saúde e cuidadores de idosos, a repescagem para pessoas com comorbidades com mais de 18 anos e a 2ª dose para gestantes, puérperas, e pessoas com comorbidades com idade entre 18-58 anos.

2ª dose da Coronavac

De acordo com a FMS, na segunda-feira (7), acontecerá da vacinação da 2ª dose das 9h às 17 h, na Estação Arte, para gestantes, puérperas, e pessoas com comorbidades com idade entre 18-59 anos, que receberam a primeira dose entre os dias 11 e 14 de maio. O agendamento acontece nesta sexta-feira, a partir das 8 horas.

Profissionais de saúde e cuidadores de idosos

Ainda na segunda-feira, serão vacinados profissionais de saúde e cuidadores de idosos de 40 a 59 anos. São considerados profissionais de saúde, conforme a Resolução nº 287, do Conselho Nacional de Saúde assistentes sociais, biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, odontólogos, profissionais de educação física, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Os profissionais na saúde, que terão direito a vacina com idade de 40-59 anos, devem comprovar o vínculo ou apresentar a carteira do Conselho da categoria. Já os cuidadores de idosos deverão apresentar Carteira de Trabalho ou holerite para ter direito de receber a aplicação.

Para os profissionais da saúde e cuidadores de idosos serem vacinados, será necessário fazer o agendamento no site da prefeitura. A abertura do agendamento para este público acontece das 8h deste sábado (05) e encerra às 22h do domingo (06), ou antes caso se esgotarem as vagas. Serão disponibilizadas 1.500 doses, aplicadas no drive-thru no Centro de Eventos, das 9h às 16h, e na Estação Arte, das 14h às 17h.

Demais públicos – 1ª dose

A estimativa da FMS é que na faixa etária de 55 a 59 anos Ponta Grossa conta de 18.612 pessoas, portanto a remessa dará para iniciar com 59 anos.

Na terça-feira (8), será iniciada a vacinação da população geral com 59 anos completos no Drive Thru, no Centro de Eventos e na Estação Arte das 9h às 17. O agendamento será também, através do site da prefeitura com início às 8h do sábado (6), até as 22h do domingo (7). A FMS pede muita atenção ao escolher a opção correta de agendamento. 

Em paralelo acontece também, na terça-feira, a repescagem, das 15h às 17h, na Estação Arte e no Centro de Eventos, para as pessoas com comorbidades entre 18 e 58 anos.

O restante do calendário de vacinação, a FMS informará no decorrer da próxima semana.

COMORBIDADES DEFINIDAS COMO PRIORITÁRIAS:

 - Diabetes Melitus (qualquer indivíduo com diabetes)

- Pneumopatia crônica grave (DPOC, Fibrose cística, Fibroses pulmonares, Pneumoconioses, Displasia broncopulmonar, Asma Grave – Em uso de corticóides sistêmicos)

- Hipertensão Arterial Resistente (Em uso de mais de 3 ou mais Anti-hipertensivos,H.A. estágio 3, independente de Lesão em órgão alvo ou comorbidade, H.A. est 1 ou 2 na presença de Lesão em órgão alvo e/ou comorbidade)

- Doenças cardiovasculares (Insuficiência Cardíaca, Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e pericardiopatias, Doença da aorta, dos grandes vasos, Arritmias cardíacas, Cardiopatiascongênitas no adulto, Próteses valvares e dispositivos Valvares implantados)

- Doença cerebrovascular (AVE isquêmico ou hemorrágico, acidente isquêmico transitório, Demência vascular)

- Doença renal crônica (DRC estágio 3 ou mais, Síndrome nefrótica)

- Obesidade mórbida (IMC >40)

- Cirrose hepática (Cirrose hepática Child -Pugh A, B ou C)

- Imunossuprimidos (Indivíduos transplantados De órgão sólido, Indivíduos transplantados De medula óssea, Indivíduos em uso de Imunossupressores, Imunodeficiência primárias, Pacientes oncológicos que realizam quimio ou radio Nos últimos 6 meses, Neoplasias hematológicas, Pessoas vivendo com HIV e/ou Pulsoterapia e/ou ciclofosfamida)

- Anemia falciforme (Anemia falciforme),Talassemia

- Síndrome de Down

- Gestante e puérpera com comorbidades

- Doença renal crônica em diálise – serão vacinados no próprio serviço de saúde.

-  Deficiência permanente

Além destas indicações clínicas descritas acima, as pessoas entre 18 e 59 anos, serão vacinadas se portarem:

 - Síndrome de Down – mediante declaração.

- Gestante e puérpera com comorbidades – mediante declaração.

- Doença renal crônica em diálise – serão vacinados no próprio serviço de saúde.

Também por bloco de idade serão incluídas as pessoas com deficiência permanente, cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Nesta fase, a idade deve ser entre 18 e 59 anos e mediante cadastro na Fundação Municipal de Assistência Social ou Secretaria Municipal Políticas Públicas Sociais (SMPPS) do município por deficiência permanente.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE