Embrapa confirma diálogo para ceder área ao Exército | aRede
PUBLICIDADE

Embrapa confirma diálogo para ceder área ao Exército

Fazenda Modelo da Embrapa de Ponta Grossa pode ser realocada para Palmeira, para ceder área ao Exército

Área que abriga as estruturas da Fazenda Modelo da Embrapa poderá receber a ESA
Área que abriga as estruturas da Fazenda Modelo da Embrapa poderá receber a ESA -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Fazenda Modelo da Embrapa de Ponta Grossa pode ser realocada para Palmeira, para ceder área ao Exército

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) confirmou, ao Portal aRede, a possibilidade da realocação da sua unidade de Ponta Grossa para uma outra área no município de Palmeira, também nos Campos Gerais, para possibilitar que Ponta Grossa receba a Escola de Sargentos de Armas do Exército (ESA). Essa mudança de local seria necessária pela doação da área onde está hoje a Fazenda Modelo da Embrapa, nas proximidades do Distrito Industrial, região leste do município, para o Exército, onde seria realizado um investimento de aproximadamente R$ 1,2 bilhão, e abrigar um contingente de cerca de 10 mil pessoas. Ponta Grossa disputa essa sede da ESA com outros três municípios brasileiros: Recife (Pernambuco) e Santa Maria (Rio Grande do Sul).

Para que essa mudança seja viável, para que a Embrapa fosse para uma área pertencente ao Exército em Palmeira, cerca de 30 quilômetros distante da atual área, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária fez algumas reivindicações. “A Embrapa vem conversando com o Exército Brasileiro, Governo do Paraná e Prefeitura da Cidade de Ponta Grossa. Buscamos a conciliação das necessidades das partes para obtermos o melhor resultado para o Brasil. A Embrapa informou as condições necessárias para a migração das atividades desempenhadas na Fazenda Modelo”, informou a Embrapa à reportagem, através da assessoria de imprensa.

De acordo com a assessoria de impressa, não haverá alteração no método de trabalho com a realocação, e as mesmas linhas de pesquisa desenvolvidas na Fazenda Modelo serão mantidas – inclusive permitirá o desenvolvimento de projetos em parceria entre Embrapa e Exército. “As pesquisas nas áreas de soja, feijão e florestal são cruciais para a adaptação de culturas a climas tropicais e temperados. Os projetos são responsáveis pela geração de renda e garantia da segurança alimentar da população. E como o agronegócio brasileiro é uma das principais ancoras da economia brasileira, esta aproximação com o Exército permitirá projetos conjuntos relacionados à temática de defesa”. 

As duas áreas em questão, que poderão ser permutadas entre a Embrapa e o Exército Brasileiro, pertencem à União. A nova área em que a Embrapa poderá realocar suas atividades pertence ao Exército Brasileiro e no momento a Embrapa afirmou que ainda está na fase de detalhamentos das áreas, não dispondo das informações da área exata que poderá pertencer à Embrapa após a permuta. “A Embrapa avaliou a área oferecida, que atende a manutenção das pesquisas em andamento hoje em Ponta Grossa. Mas as negociações ainda estão em andamento e o detalhamento das novas instalações, ou readequação da infraestrutura atual será feita numa próxima etapa, nos projetos a serem elaborados, caso se chegue a um acordo”, informou a assessoria de imprensa.

Colaboradores seriam remanejados

Neste primeiro momento, caso haja o realocamento, todos os colaboradores da Embrapa de Ponta Grossa seriam remanejados para a unidade em Palmeira, até pela distância não ser tão longa, cerca de 30 quilômetros. Porém, futuras contratações não estão descartadas. “Contratações poderão ocorrer no médio e longo prazo na medida que a Embrapa abra concurso público para contratações e conforme as necessidades. É importante mencionar que vários projetos da Embrapa são feitos com apoio de parceiros da iniciativa privada”, informou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, através de sua assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE