Prefeitura de PG incentiva fomento da economia circular | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura de PG incentiva fomento da economia circular

Município fará a contratação de pequenos empresários para atuarem nos bairros onde estão inseridos

Tonia Mansani concedeu entrevista ao vivo ao Portal aRede
Tonia Mansani concedeu entrevista ao vivo ao Portal aRede -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Município fará a contratação de pequenos empresários para atuarem nos bairros onde estão inseridos

Desenvolver a cidade como um todo, fomentando os negócios nos bairros, fazendo que a circulação de renda ocorra na própria região onde a população habita e o empresário está inserido. Esse princípio, o da economia circular, é um dos objetivos da prefeitura de Ponta Grossa. A circulação de renda no próprio município já é praticada há alguns anos, com o incentivo de compra de fornecedores locais para licitações públicas, e agora, neste momento da pandemia, a prefeitura irá estimular a economia circular através da seleção de empreendedores em bairros, para atuar no bairro onde estão inseridos.

“A economia circular é quanto conseguimos reter, no município, o recurso, e ele passa por diversas mãos, fazendo com que essa riqueza seja compartilhada”, resumiu, em live ao Portal aRede e Jornal da Manhã, Tonia Mansani, Coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo do município e presidente da Afepon. “O poder público é o grande comprador. E trazer a economia circular para o município é fazer com que o município compre do nosso pequeno lá no seu bairro, fazendo com que o dinheiro circule na economia do seu bairro. Quanto mais o recurso circula no município, mais pessoas têm acesso a esse recurso, e mais riquezas voltam ao município”, acrescenta Tonia.

Dentro das ações propostas pelas secretarias municipais para a retomada do crescimento, está a aquisição de serviços por parte do município junto aos pequenos empresários, especialmente os MEIs, através de um sistema de credenciamento. “No primeiro momento seria através da secretaria de Educação, com as roçadas nas escolas, que precisam de manutenção. Será feito um processo de todo atendendo legislação e a procuradoria está trabalhando porque precisa ocorrer um credenciamento, de empresas que vão prestar serviço na figura do microempreendedor na sua comunidade. Se eu compro o serviço no meu bairro, desenvolvo e fixo a renda no meu bairro”, informa.

População deve participar ativamente

A população também deve ser um agente integrante ativo neste cenário: recomenda-se a busca pelo comércio no próprio bairro, afinal as micro e pequenas empresas, segundo Tonia, representam 97% das empresas que existem no município. “A compra no próprio bairro, além de distribuir renda, impacta diversas fontes como a mobilidade. Bairros com comércio forte reduz a aglomeração nos ônibus, diminui a movimentação no Centro, e faz com que a economia circule. O bairro cresce, os pequenos empreendedores se desenvolvem, melhora a mobilidade e todo mundo ganha”, informou.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE