Empresários pedem a reabertura do comércio em PG | aRede
PUBLICIDADE

Empresários pedem a reabertura do comércio em PG

“Movimento Unidos pelo Comércio” reivindica mudanças no setor comercial de PG, durante a pandemia.

Manifestação está programada para esta sexta (26).
Manifestação está programada para esta sexta (26). -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

“Movimento Unidos pelo Comércio” reivindica mudanças no setor comercial de PG, durante a pandemia

Representantes da classe comercial de Ponta Grossa estão organizando uma manifestação para esta sexta-feira, 26 de março, na Avenida Vicente Machado, no centro do município. O objetivo do protesto é a reivindicação pela reabertura do comércio, além de ser contra um novo lockdown na cidade ponta-grossense. As entidades que apoiam o ato são a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas) e Associação de lojistas do Shopping Palladium (ALSPPG).

O “Movimento Unidos pelo Comércio” será das 15h às 16h e deve percorrer toda a via, iniciando na quadra da Panificadora Vila Velha e indo até o Shopping Antartica. De acordo com os organizadores, a ideia é que não haja nenhum tipo de aglomeração que possa beneficiar a propagação do novo coronavírus. Entretanto, o atual Decreto Municipal proíbe a aglomeração de pessoas para combater à covid-19.

De acordo com a Acipg, via nota oficial, o grupo “Núcleo de Comércio”, da própria Associação Comercial, é quem propõe o apoio na manifestação de amanhã (26). Cleiton Rodrigo Doss é um dos membros desse núcleo e afirma que o protesto “não tem um organizador, mas vários apoiadores”. Dono do Lojão 10mais, ele explica o que motivou a criação desse movimento. “Enviamos ofícios, propusemos reuniões com a Prefeitura para expor o nosso ponto de vista, entender os resultados do lockdown, porém, essa reivindicação não foi atendida. Assim, os empresários resolveram ir para a rua manifestar”, comenta Doss.

O Portal aRede entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, questionando se o grupo havia solicitado novas conversas – entidades do comércio tiveram debates com o Comitê da Covid antes da aplicação do atual Decreto. “O comitê de emergência e a prefeita estiveram reunidos com os representantes dos comerciantes, a Acipg, antes da publicação do Decreto”. Sobre algum pedido recente, a resposta foi “não recebemos solicitação mesmo”.

Manifestação

Ainda segundo o proprietário do Lojão 10mais, o protesto será pacífico e respeitará às normas dos órgãos de saúde. “Com certeza respeitaremos o distanciamento social e o uso de máscaras. Não será permitida aglomerações. Nossa inimiga não é a prefeita, mas, sim, o vírus”, afirma o empresário. Ele ainda ressalta que qualquer pessoa que apoia o movimento poderá participar, vestindo roupas nas cores branca ou preta. “A gente tem noção do que está acontecendo, mas temos convicção de que o comércio não é o grande culpado”, relata Doss.

Com a sua loja fechada em razão do lockdown, Cleiton afirma que o combate à pandemia é dever de todo o cidadão. “É uma responsabilidade de todos. Temos que ter uma estratégia e todos devem contribuir. Queremos trabalhar com responsabilidade, com mais investimento em saúde e fiscalização. É um movimento apolítico, mas que foi construído pelos empresários e ganhou força com outras entidades”, finaliza o comerciante.

O empresário Marcio Pauliki também tem mostrado apoio ao movimento. “O manifesto é legítimo, justo, com mais de 400 micro e pequenos comerciantes da cidade de Ponta Grossa que não querem a extensão do lockdown e querem um Decreto que possa equilibrar a prevenção à saúde e a manutenção dos empregos”, explica Pauliki.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE