PG fecha gestão fiscal de 2020 com aumento de 14% na RCL | aRede
PUBLICIDADE

PG fecha gestão fiscal de 2020 com aumento de 14% na RCL

Prestação de contas das informações fiscais do último quadrimestre da gestão anterior foi apresentada em audiência pública na Câmara

Crescimento se deve principalmente ao incremento na arrecadação de receitas próprias, segundo secretário
Crescimento se deve principalmente ao incremento na arrecadação de receitas próprias, segundo secretário -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Prestação de contas das informações fiscais do último quadrimestre da gestão anterior foi apresentada em audiência pública na Câmara

O encerramento da gestão fiscal de 2020 foi apresentado hoje (26) em audiência pública na Câmara de Vereadores, com a prestação de contas do 3º quadrimestre de 2020. Com o fechamento dos números da Prefeitura, apresentados pela Secretaria da Fazenda, Ponta Grossa aparece com saldo positivo, tendo incremento de 14% na Receita Corrente Líquida (RCL) em comparação com o mesmo período de 2019. O crescimento se deve principalmente ao incremento na arrecadação de receitas próprias, que ajudou a equilibrar as finanças, mesmo diante da queda de receitas oriundas de transferências constitucionais.

“Em comparação com o mesmo período do ano anterior, conseguimos aumentar a arrecadação das receitas próprias, até como reflexo de todo o trabalho de justiça fiscal realizado desde 2017. Foi este incremento que permitiu o crescimento da Receita Corrente Líquida (RCL) em 2020, quando perdemos muito do que estava previsto em orçamento de transferências, como o ICMS, FPM e IPVA, que registraram queda de 3% a quase 6%”, avalia o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.

Este cenário garantiu crescimento de 14,36% na receita, enquanto a despesa avançou apenas 5% no comparativo de um ano para outro. Outro dado importante no fechamento de 2020 é o total de amortização da dívida. No último ano, a administração municipal realizou o pagamento de quase R$ 110 milhões devidos em precatórios, parcelamentos e outras dívidas do Município, reduzindo o estoque da dívida.

“O ano de 2020 foi um ano atípico para a gestão financeira de qualquer município, então o fechamento positivo desses números é resultado de uma administração eficiente, que conseguiu alcançar crescimento na receita e amortização de dívidas, mesmo com a queda de algumas transferências. 2021 será um novo desafio, com um cenário ainda em impacto pela pandemia. Nossa meta é alcançar o equilíbrio financeiro, garantindo investimento para todas as ações de governo e o enfrentamento da pandemia”, aponta Grokoviski.

Ações educativas favorecem números

Os números favoráveis também são fruto de ações realizadas pelo governo municipal nos últimos anos, como o Programa Extraordinário de Recuperação Fiscal (PERF), que ofereceu 90% de desconto na multa e nos juros para quem tinha qualquer tipo de dívida com o município. “São várias ações que o município tomou principalmente relativas às receitas próprias, o que fez com que o município enfrentasse esse cenário de pandemia um pouco melhor”, avalia Grokoviski.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE