Escolas particulares voltam às aulas a partir de segunda
Estabelecimentos de ensino retomam suas atividades no modelo híbrido, após decreto do Governador
Publicado: 29/01/2021, 19:40

Estabelecimentos de ensino retomam suas atividades no modelo híbrido, após decreto do Governador
Parte da rede privada de ensino irá retomar as aulas presenciais nesta segunda-feira (1). As escolas iniciam as atividades seguindo as normas elencadas no Decreto n° 6.637, do dia 20 de janeiro deste ano, do Governo Estadual. Segundo o decreto, “Fica autorizada a retomada das aulas presenciais em escolas estaduais públicas e privadas, inclusive nas entidades conveniadas com o Estado do Paraná, e em Universidades públicas e mediante o cumprimento do contido na Resolução 632/2020, da Secretaria de Estado da Saúde”.
A Secretaria da Saúde fez exigências para a retomada das aulas. Como o distanciamento social, higienização nas mãos, limpeza e desinfecção frequentes além de comunicação e orientações gerais de prevenção da Covid-19. Não houve uma definição de como deve ocorrer esse retorno nos colégios, no entanto, as escolas que iniciam nesta semana irão adotar o formato hibrido (aulas tanto presenciais como remotas).
As atividades do ano letivo de 2021 no Colégio Pontagrossense - Sepam, de Ponta Grossa, começaram no dia 18 com o acolhimento da equipe docente e o início da semana de formação pedagógica. As aulas em algumas turmas foram retomadas no dia 25.
A direção do Colégio Sant’Ana informou aos pais e alunos que irá retomar as atividades presenciais no dia 02 de fevereiro. A escola irá adotar o modelo híbrido, que mescla conteúdos on-line e aulas presenciais, com o objetivo de evitar a propagação da Covid-19.
Outras escolas que devem voltar com as aulas nesta semana são: Sagrada Família, Bom Pastor, Boas Novas, Santa Teresinha, Vila Militar Cescage, Caminho do Saber, Adventista e São Jorge. Na semana do dia 08, as escolas que devem retornar serão: Colégio Elite, Desafio, Santo Antônio e Sagrado Coração.
Para as escolas da rede estadual de ensino, as aulas estão agendadas para serem retomadas no dia 18 de fevereiro. No entanto, existe um indicativo de greve da APP. Docentes e funcionários e funcionárias do Ensino Básico e Médio, da rede pública de ensino do Paraná, aprovaram greve geral a partir do dia 18 de fevereiro contra a decisão do governador Ratinho Júnior (PSD) de retomar as aulas de forma presencial durante a pandemia da Covid-19.
Rede Municipal inicia as aulas dia 18
A Secretaria Municipal de Educação, comandada pela Professora Simone Neves, se prepara para o retorno das aulas presenciais em Ponta Grossa agendada para o próximo dia 18. O retorno será híbrido com apenas 50% das crianças em sala de aula em um primeiro momento - um grupo de crianças irá para a escola presencialmente em uma semana e outro grupo irá na semana seguinte. O grupo que ficará em casa deve acompanhar a aula através da TV Educativa e pelo Youtube.