Sala do empreendedor de PG formaliza 1,2 MEIs

Apesar do momento de retração de vários setores da economia, mais de 1,2 mil ponta-grossenses acreditaram no potencial da cidade e fizeram a formalização como microempreendedores individuais – os MEIs. Esse foi o número de pessoas que realizaram a transição através da Sala do Empreendedor do município de Ponta Grossa durante este ano de 2015, entre janeiro e o dia 16 de dezembro. O valor está dentro do esperado para o ano, segundo Tônia Mansani, chefe da Divisão de Fomentos ao Empreendedorismo, ligada à Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional.
No ano passado, foram formalizados 1.315 MEIs, e, nesse ano, 1.203. “Era a média que a gente esperava. Na margem de erro estamos muito próximos do planejado”, explica Tonia. Segundo ela, houve, durante o ano, uma mudança no perfil dos empreendedores. “Até o meio do ano, tivemos um perfil de empreendedor que era o por oportunidade; e nesse segundo semestre, outro perfil, o por necessidade. Com o desemprego, as pessoas viram, através do empreendedorismo, oportunidade de ganhar dinheiro, mas por quem não teve tempo de se qualificar. Por isso focamos muito nas oficinas”, explica Tônia.
Um exemplo de formalização deste ano que deu certo é a da empreendedora Roseni Jonker. Ela buscou a Sala do Empreendedor, formalizou-se em fevereiro, viu seu negócio crescer (De Bakker), e precisou fazer a migração para microempresa. “Quando começou, era eu, minha filha e meu marido. Conforme foi crescendo, depois que começamos a vender para fora, tive que pegar uma pessoa para ajudar e abrir CNPJ para poder registrar funcionário. Agora estamos em quatro funcionários, como micro”, diz Roseni.
Seus produtos, as bolachas holandesas ‘Stroopwafel’ (Waffle holandês recheado com caramelo) estão ganhando mercado e agora ela busca uma licença interestadual do Ministério da Agricultura (MAPA) para a comercialização nos estados de São Paulo e Santa Catarina. “Antes não vendia para revenda. Hoje estou no Supermercado Vitor e a rede de postos Pelanda é um dos maiores clientes”, diz. Através dos postos, seus produtos são vendidos em Jaguariaíva, Curitiba e Quatro Barras.
DOBRO - Sala realiza 14,2 mil atendimentos
Uma das principais conquistas da Sala do Empreendedor, segundo Tônia, foi dobrar o número de atendimentos. Em 2015 foram realizados 14,2 mil atendimentos, enquanto que, em 2014, foram 7,1 mil. “Dobrou pela própria solicitação da sala pelo conhecimento que existe de fato. O pequeno é a porta de entrada, e essa politica de cuidado e atenção mostra está dando certo nesse espaço. O crescimento no atendimento mostra a relevância do serviço da sala do empreendedor e o reconhecimento do trabalho realizado”, alega.





















