JK quer reconhecimento do último faxinal ponta-grossense | aRede
PUBLICIDADE

JK quer reconhecimento do último faxinal ponta-grossense

Vereador Julio Küller (MDB) recebeu visita de representantes do Distrito que buscam reconhecimento

Imagem ilustrativa da imagem JK quer reconhecimento do último faxinal ponta-grossense
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Vereador Julio Küller (MDB) recebeu visita de representantes do Distrito que buscam reconhecimento

O vereador Julio Kuller (MDB) recebeu em seu gabinete a visita da Profª. M.ª Marilei de Fátima Ferreira, do Faxinal Sete Saltos de Baixo, do Distrito de Itaiacoca. Na ocasião, a Profª. M.ª Marilei apresentou as principais reivindicações do povo faxinalense ponta-grossense. 

A principal demanda apresentada é o reconhecimento da existência da comunidade tradicional no Município. Para a Prof.ª M.ª Marilei, "o reconhecimento municipal é de suma importância por conta do reconhecimento dos nossos direitos étnicos e coletivos".

Desde 1997 o Governo do Paraná reconhece a importância das comunidades tradicionais dos faxinalenses, pela manutenção da agrobiodiversidade local.

O vereador protocolará - assim que o Legislativo retome os trabalhos - o projeto de lei buscando o reconhecimento do Faxinal. 

"O reconhecimento municipal é mais do que necessário, pois a comunidade encontra-se ameaçada de extinção, embora o Governo do Estado já tenha criado a área especial de uso regulamentado. Nós precisamos manter a cultura e a identidade étnica dos nossos faxinalenses", destaca Kuller.

Os faxinais são comunidades tradicionais, típicas do Sul do Brasil, que possuem um território específico, onde possuem diversas práticas e conhecimentos tradicionais, onde a principal prática é o uso comum dos recursos naturais, presente na floresta.

As informações são da assessoria. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE