PG qualifica mais de 6 mil trabalhadores

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria de Indústria Comércio e Qualificação Profissional, qualificou 6.214 pessoas em cursos gratuitos até outubro. As aulas foram promovidas dentro do Plano de Qualificação Profissional da Secretaria, por meio de parcerias e contratações com entidades de ensino.
Ato todo, foram ministradas 2.530 horas aula gratuitamente para a população. Os cursos oferecidos foram pensados a partir da identificação de ramos de maior demanda no setor comercial e industrial na cidade.
Os convênios foram firmados com instituições de ensino como a Faculdades Sant’Ana – que fez a qualificação de pessoas na Agência do Trabalhador-, e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com orientação sobre informática. Além disso, a instituição Mansão Bezerra de Menezes ofertou curso de eletricista com duração de seis meses e a Casa da Cidadania fez a formação de marceneiros homens e mulheres. Outra iniciativa foi a Semana de Qualificação Profissional, responsável por incentivar a especialização e levar orientações para os alunos de cursos técnicos das escolas estaduais da cidade. Na edição deste ano foram atingidas 1,8 mil estudantes. Outra iniciativa foi a Semana de Qualificação Profissional, responsável por incentivar a especialização e levar orientações para os alunos de cursos técnicos das escolas estaduais da cidade. Na edição deste ano foram atingidas 1,8 mil estudantes. Também o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foram contratados com recursos próprios da Secretaria e facilitaram a formação técnica de outras 407 pessoas.
O secretário da pasta, Paulo Carbonar, destaca que os cursos só foram possíveis pela criatividade e união com entidades parcerias.
Profissionalização ampliou a visão de mercado dos alunos
Katia da Silva Kabiski participou do curso de confeitaria e padaria no Senai. Ela explica que vai usar a qualificação para aplicar em um novo emprego e talvez para investir num negócio próprio. “Eu consegui desenvolver bastante meu conhecimento. Agora posso aplicar no meu trabalho e um dia investir no meu próprio negócio”, explica a profissional. “Apesar do não investimento do Governo Federal, conseguimos firmar parcerias e entregar um número de formações que é quase o dobro do que no ano passado”, completa o secretário da pasta, Paulo Carbonar.
Sant’Ana
Os cursos no sistema Sant’Ana Mais Empregos são ministrados durante a manhã, duas vezes por semana, para quem está esperando atendimento na Agência do Trabalhador. Desde o início do convênio foram qualificados 3090 pessoas com o objetivo de melhorar a preparação na busca de empregos.
Informações do Jornal da Manhã.





















