Dicas para durabilidade da embreagem e dos freios | aRede
PUBLICIDADE

Dicas para durabilidade da embreagem e dos freios

A APG - Clube de Proteção Veicular de Ponta Grossa traz informações sobre o assunto

A APG - Clube de Proteção Veicular de Ponta Grossa traz informações sobre o assunto
A APG - Clube de Proteção Veicular de Ponta Grossa traz informações sobre o assunto -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A APG - Clube de Proteção Veicular de Ponta Grossa traz informações sobre o assunto

A durabilidade e segurança dos sistemas de embreagem e dos freios depende de alguns aspectos, como a qualidade do material usado em sua fabricação e o projeto das peças. Há também um fator muito importante: o estilo de dirigir do motorista. Por isso, a APG - Clube de Proteção Veicular de Ponta Grossa traz importantes dicas para você.

Dicas embreagem

Solte o pedal suavemente

Para evitar o desgaste prematuro do disco de embreagem, solte o pedal da embreagem suavemente. Soltando devagar não há sobrecarga prejudicial para o funcionamento de alguns componentes.

Evite acionar o pedal desnecessariamente

Descansar o pé sobre o pedal poderá causar o desgaste prematuro do sistema.

Outro ponto a ser observado é que em momentos de arranca e para no trânsito, alguns motoristas optam por manter o veículo engrenado e com o pedal da embreagem acionado. Porém, ficar com o carro em funcionamento parado e com o pé na embreagem força o sistema desnecessariamente.

Evite troca de marchas desnecessárias

Os motores modernos oferecem faixa de torque plana e é possível manter uma marcha por mais tempo dentro da faixa econômica.

Não segure o veículo na embreagem

Em uma rampa, por exemplo, use o freio de mão para auxiliar no arranque do veículo. Segurar na embreagem também prejudica o disco. Evite utilizar a embreagem como freio.

Dicas freios

Acione o penal suavemente

Reduza a velocidade em uma distância maior antes de chegar próximo ao obstáculo para não precisar frear bruscamente.

Lembre-se de redobrar atenção em dias de chuva, já que há diminuição da aderência do pneu com a pista, o que reduz o atrito para a frenagem e por consequência aumenta o tempo de parada.

Marcha adequada nas descidas

Nessas situações, deixe o carro engrenado em uma marcha adequada para manter uma velocidade constante e usar menos o sistema de freio.

Atenção com freio de mão também

É recomendado acionar suavemente e nunca até o ponto máximo do travamento. Ao desativar o dispositivo, deve-se baixá-lo totalmente. Nunca usar o freio de mão com o carro em movimento. Ele só deve ser usado com o carro em movimento em caso de emergência, como, por exemplo, na falta do freio de pedal.

Uso off road

A atenção deve ser redobrada com veículos muito usados em estradas empoeiradas, pois podem apresentar maior propensão ao desgaste do sistema de freio, devido à contaminação do sistema devido ao contato com poeira e pequenas pedrinhas.

Para manutenção dos sistemas de embreagem e dos freios, procure oficinas de confiança, com equipamentos adequados e mão de obra qualificada para deixar seu veículo seguro.

APG Clube de Proteção Veicular

É uma associação de benefícios sem fins lucrativos, tem como objetivo, reunir pessoas comprometidas em proteger-se através do rateio mútuo de despesas inesperadas e prejuízos advindos de ocorrências sobre seus veículos. A APG, através da prática do Associativismo, busca oferecer a cada associado o suporte necessário para que ele seja assistido com rapidez e eficiência quanto aos danos causados em seus veículos por acidente, incêndio, roubo ou furto, além de possuir convênios com várias empresas para obter mais benefícios aos associados.

Saiba mais em www.apgclube.com

A APG Clube de Proteção Veicular está localizada na Rua Visconde de Mauá, n° 2130, no bairro Oficinas e presta atendimento pelo telefone (42) 3089-3151 ou pelo e-mail [email protected].

Benefícios

Roubo e furto, colisão, eventos da natureza, proteção à terceiros, guincho 24h, carro reserva, chaveiro, pane mecânica, troca de pneu, pane seca, pane elétrica, hospedagem, taxi, APP.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE