Escritor atualiza número dos ex-prefeitos de PG | aRede
PUBLICIDADE

Escritor atualiza número dos ex-prefeitos de PG

Francisco Antônio Baptista Rosas exerceu o cargo de abril a dezembro de 1891

Josué Corrêa Fernandes corrigiu uma informação histórica sobre os prefeitos de Ponta Grossa
Josué Corrêa Fernandes corrigiu uma informação histórica sobre os prefeitos de Ponta Grossa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Francisco Antônio Baptista Rosas exerceu o cargo de abril a dezembro de 1891

Ex-juiz, advogado e escritor, Josué Corrêa Fernandes corrigiu uma informação histórica sobre os prefeitos de Ponta Grossa ao esclarecer que a lista publicada pelo Portal aRede nesta terça-feira (24), falta referência ao nome de Francisco Antônio Baptista Rosas. São 42 prefeitos(e não 41). A partir de 2021, o Município terá uma mulher no comando do Executivo. Mabel Canto (PSC) e Elizabeth Schmidt (PSB) disputam o 2º turno, neste domingo (29)

Em mensagem encaminhada à Redação do portal, Fernandes cita que na virada do Império para a República, teve um outro mandatário que foi nomeado e exerceu o cargo por vários meses no ano de 1891. “Trata-se de Francisco Antônio Baptista Rosas, nomeado pelo Governador Provisório do Paraná - Brigadeiro José Cerqueira de Aguiar Lima em 08/04/1891. Ele exerceu o cargo de abril a dezembro de 1891”, revela.

Fernandes conta ter abordado essa lacuna histórica no livro "Das Colinas do Pitangui", que foi preenchida poucos anos atrás, quando o falecido Jorginho Demiate (da família Batista Rosas pela mãe) o procurou.

“Conversamos com o prefeito e entronizamos a foto dele na galeria de ex-prefeitos.  Na verdade, tratava-se de dois grupos políticos adversos: o do coronel Cláudio, que era ligado a Vicente Machado e o do Baptista Rosas, que se vinculara ao outro grupo. Por isso, nas reviravoltas que aconteceram no Paraná, após o advento da República, Francisco desbancou o coronel Cláudio, ficou durante o período apontado no cargo e, na sequência, mudando o comando político da cidade, retornou o coronel que ficou até o começo de 1892, assumindo depois o seu correligionário Manoel Vicente Bittencourt”, cita.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE