PG é a única do país com duas mulheres no 2º turno | aRede
PUBLICIDADE

PG é a única do país com duas mulheres no 2º turno

Mabel Canto (PSC) e Elizabeth Schmidt (PSD) fazem segundo turno histórico em cidade em que mulheres sempre foram subrepresentadas

Elizabeth e Mabel farão segundo turno histórico em Pont Grossa
Elizabeth e Mabel farão segundo turno histórico em Pont Grossa -

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Mabel Canto (PSC) e Elizabeth Schmidt (PSD) fazem segundo turno histórico em cidade em que mulheres sempre foram subrepresentadas

Conhecida pela votação ‘conservadora’ e também pela baixa representação feminina no Legislativo, Ponta Grossa entra para a história em 2020. O município teve duas mulheres disputando o cargo de prefeita neste ano e ambas foram ao segundo turno: Mabel Canto (PSC) e Professor Elizabeth Schmidt (PSD). De quebra, as duas são as candidatas do único segundo turno no Brasil com duas mulheres. 

A participação feminina na disputa também esteve em pauta na campanha. Mabel Canto, por exemplo, a mais votada no primeiro turno, deu amplo espaço para as pautas ligadas à participação feminina na primeira fase da campanha. Além disso, a candidata já se comprometeu em criar uma Secretaria da Mulher para dar conta de políticas públicas voltadas ao público feminino. 

Mabel ressalta a felicidade ao notar a presença feminina na política princesina. “Fiquei muito feliz, muito grata com o resultado nas urnas. Demonstrou que Ponta Grossa quer uma prefeita corajosa e transparente, com sensibilidade para administrar para todas e todos. É uma honra ser a mulher mais votada da história de Ponta Grossa por todo o trabalho que tenho feito pelas mulheres enquanto deputada. E essa representatividade que nós estamos vendo agora em Ponta Grossa com duas mulheres no segundo turno vai repercutir. E penso que as próximas eleições vão refletir justamente esse desejo de ter mais mulheres na política”, afirma. 

Já Elizabeth é, até o momento, a mulher que chegou mais longe na política local. Atual vice-prefeita na gestão de Marcelo Rangel (PSDB), a professora e candidata do PSD já foi secretária de Cultura e Turismo, de Turismo e de Administração. Além disso, Elizabeth disputou o primeiro pleito ainda em 2000, quando foi candidata a vice na chapa liderada por Carlos Tavanaro.

Para Elizabeth, o fato coloca a cidade em uma posição de destaque. “Ponta Grossa já é destaque por muitas conquistas importantes e agora conquista essa posição histórica como única cidade do Brasil a ter duas mulheres disputando o segundo turno. É esse o caminho que queremos trilhar, com as mulheres garantindo sua representatividade, ocupando seus espaços enquanto gestoras e protagonistas. Que Ponta Grossa seja exemplo para o cenário política de outros municípios, porque de uma coisa já sabemos: nossa cidade terá uma prefeita!", afirma. 

Presença feminina no Legislativo

O fato acontece em uma cidade que tem um histórico de um Poder Legislativo sempre com maioria masculina e com a presença de pouquíssimas mulheres - na legislatura de 2016 e 2020, por exemplo, havia apenas uma vereadora em meio a 22 vereadores. De quebra, para a Legislatura que começa em 2021, a cidade elegeu três vereadoras para uma Câmara com 19 : Missionária Adriana Jamier (SD), Joce Canto (PSC) e Josi + Coletivo (PSOL).

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE