Reitor da UEPG assume vice-presidência da Zicosur | aRede
PUBLICIDADE

Reitor da UEPG assume vice-presidência da Zicosur

Miguel Sanches Neto assume a presidência para a gestão de 2020 a 2022

Foi eleito vice-presidente da rede de Universidades da Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul (Zicosur), junto com o reitor Flavio Sergio Fama, da Universidade Nacional de Catamarca.
Foi eleito vice-presidente da rede de Universidades da Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul (Zicosur), junto com o reitor Flavio Sergio Fama, da Universidade Nacional de Catamarca. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Miguel Sanches Neto assume a presidência para a gestão de 2020 a 2022

Na última sexta-feira (30), o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, foi eleito vice-presidente da rede de Universidades da Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul (Zicosur), junto com o reitor Flavio Sergio Fama, da Universidade Nacional de Catamarca, que assume a presidência para a gestão de 2020 a 2022.

De acordo com Miguel Sanches, para a UEPG é uma grande honra ocupar a vice-presidência da Zicosur. “Isso demonstra que o sistema estadual de universidades do Paraná é extremamente representativo e atua internacionalmente em uma área de abrangência de extrema importância para o desenvolvimento do Cone Sul”. Ele acrescenta que este é mais um passo que a Universidade dá para ampliar a sua internacionalização, “que é um dos itens que tem ajudado a melhorar o ranking da universidade nas mais importantes revistas de ensino superior”, afirma.

A diretora do Escritório de Relações Internacionais (ERI), professora Sulany Silveira dos Santos, explica que a pandemia de Covid-19 tem impactado significativamente na internacionalização do ensino superior. “Na reunião plenária dos assessores internacionais das universidades da rede Zicosur, seguindo a tendência mundial, foram discutidas propostas de ações de intercâmbio e mobilidade virtuais. Além disso, discutiu-se a possibilidade de propor programas de co-tutela e dupla diplomação em programas de pós-graduação das universidades da rede e propostas para viabilizar a mobilidade virtual de estudantes da graduação”.

Para Sulany, as discussões demonstraram que as dificuldades enfrentadas por todas as universidades da rede Zicosur neste tempo de pandemia são muito semelhantes e reforçaram a importância da cooperação entre as instituições da América Latina. “Minha expectativa com a rede Zicosur é a consolidação de parcerias que a UEPG já tem com algumas dessas universidades para que possamos nos fortalecer mutuamente. Entendo que os resultados de projetos em conjunto com a rede podem beneficiar não somente a academia, mas principalmente nossa região”, destaca.

Sobre o Zicosur

A rede de Universidades da Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul foi criada em 2008 a partir de um Protocolo de intenções promovido pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e efetivado entre o grupo de Universidades Del Norte Grande Argentino e Universidades Estaduais do Estado do Paraná.

O propósito central do protocolo é o de desenvolver programas e projetos que tenham impacto positivo na região por intermédio da promoção de atividades acadêmicas, científico­-tecnológicas e culturais a favor do desenvolvimento socioeconômico. Após a primeira reunião, universidades de outros países passaram a integrar o grupo, como as do Chile, Paraguai, Argentina e Bolívia, além do Brasil.

Dentre os objetivos da Rede Zicosur Universitário, estão: colaborar para o cumprimento das metas propostas na assinatura do protocolo de cooperação; contribuir para o envolvimento docente e discente nas relações de cooperação e intercâmbio de ações relevantes para o desenvolvimento sustentável e a integração de regiões e seus respectivos países, no âmbito do Mercosul; e estabelecer cronograma anual de atividades.

Informações UEPG

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE