Qual é a profissão mais citada entre os candidatos em PG? | aRede
PUBLICIDADE

Qual é a profissão mais citada entre os candidatos em PG?

Portal aRede fez levantamento nos ‘nomes de urna’ dos 475 candidatos a vereadora(a), prefeito e vice. Professores e ocupações ligadas à segurança lideram

Entre candidatos a veredor e prefeito, profissões da Educação são as mais citadas
Entre candidatos a veredor e prefeito, profissões da Educação são as mais citadas -

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Portal aRede fez levantamento nos ‘nomes de urna’ dos 475 candidatos a vereadora(a), prefeito e vice. Professores e ocupações ligadas à segurança lideram

Citar uma ocupação é comum para quem disputa um cargo como vereador(a), primeiro passo da vida pública da maioria dos agentes políticos. A equipe de reportagem do Jornal da Manhã e do Portal aRede fez um levantamento das profissões e termos ligados ao trabalho citados pelos 475 candidatos(as) ao cargo de vereador em Ponta Grossa e os dez candidatos que disputam o cargo de prefeito(a) e vice. O resultado mostra que professores e profissões ligadas à segurança pública lideram.

O termo mais citado no nome de urna dos candidatos é “professor(a)”. O levantamento mostra que dos 475 candidatos(as) (somando prefeituráveis e candidatos a vereadores), 28 deles citaram o termo no nome de urna, representando 5,9% do total de candidatos - alguns deles citam a abreviação “Prof” e outros usam o termo na íntegra. Entre os professores(as), três deles disputam o cargo de prefeito(a).

Em seguida, destacam-se profissões e termos ligados à área de segurança pública - ao todo, nove candidatos citaram termos ligados à profissões do setor, somando 1,7% do total de candidatos a vereança. Ao todo, aqui estão agregados candidatos que citam termos como comandante, soldado, GM (guarda municipal), sargento (usado por três candidatos), soldado (usado por dois), bombeiro e capitão - há um candidato a vice que cita o termo.

O terceiro termo ‘profissional’ mais citado entre os candidatos é “doutor”, sempre usado com a abreviação “Dr.”. Entre os candidatos a vereador(a), há seis que citam o termo (1,2% do total), especialmente médicos (4), um dentista e um advogado. Ironicamente nenhum deles tem Curso de Doutorado completo, segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Pastores estão entre os postulantes

A profissão / ocupação de pastor também é citada pelos candidatos. O levantamento mostra que três postulantes citam esse termo no nome de urna (0,6% do total de candidatos). Um dos candidatos soma o termo pastor com o termo soldado no nome de urna, além de também acrescentar o próprio nome.

Profissões menos comuns

Entre os postulantes também há aqueles com profissões menos comuns. Há candidatos(as) que citam a profissão de hipnoterapeuta (profissional que atua com terapia do sono e hipnose), há um adestrador, além de dois candidatos identificados pelo prefixo “Uber”, sugerindo que atuem como motoristas de aplicativo. Há ainda um candidato que cita o termo “do Táxi”, induzindo que atue como taxista. Outro candidato completa o nome como “da Van” e outro ainda usa o termo “motorista”.

Citação a bairros e produtos

Entre os 475 candidatos a vereador há ainda aqueles que usam termos de produtos para completar o nome de urna. Há postulantes com acréscimos como “da coxinha”, “da farmácia”, além de exemplos de candidatos que usam os termos “do restaurante”, “do gás”, “do salão”, “do postinho de saúde”, “do algodão”, “da Lan House” e “da VCG”.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE