Crea-PR traz cinco propostas a candidatos em PG | aRede
PUBLICIDADE

Crea-PR traz cinco propostas a candidatos em PG

Conselho lança ‘Agenda Parlamentar’ 2020 e trará os temas acessibilidade, estradas rurais, resíduos orgânicos, hortas urbanas e registro de empresas aos prefeituráveis

Gerente regional destacou as ações em live no Portal aRede
Gerente regional destacou as ações em live no Portal aRede -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Conselho lança ‘Agenda Parlamentar’ 2020 e trará os temas acessibilidade, estradas rurais, resíduos orgânicos, hortas urbanas e registro de empresas aos prefeituráveis

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), lança em outubro, o ‘Agenda Parlamentar – O Paraná em Debate’, edição 2020. O objetivo é trazer propostas de soluções na implantação de políticas públicas nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências. Ainda, a apresentação ficará por conta dos Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDM), que tem cinco tópicos específicos para Ponta Grossa.

Em entrevista ao Portal aRede, o gerente Regional do Crea, Vander Della Coletta Moreno, destacou quais serão as iniciativas apresentadas aos candidatos à Prefeitura ponta-grossense. A iniciativa conta com o apoio da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa (AEAPG), Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais (AEACG), Sindicato dos Engenheiros e Associação dos Engenheiros Ambientais do Centro-Sul (ACSPEA).

“Acessibilidade é um dos temas. Nós temos algumas leis municipais em Ponta Grossa sobre acessibilidade, calçadas, que não estão sendo implementadas desde a sua aprovação. Vou dar um exemplo: existe a Lei 9.183 de 2007 que prevê a existência de uma comissão permanente de acessibilidade no Município, formada por vários órgãos, para estudar e melhorar (o tema). Inclusive, existe a previsão de um fundo para aplicar recursos para melhoria das calçadas”, comenta o gerente.

Moreno destaca também a questão da arborização urbana, que deve ser feita junto a melhoria das calçadas. Outra proposta é em relação as estradas rurais: Ponta Grossa já conta com uma legislação municipal que define como devem ser tratadas e mantidas essas vias no interior do município, o que facilita o escoamento da produção e o turismo rural.

“E, na questão do turismo, outra proposta é a sinalização das vias rurais para que as pessoas consigam se localizar e o turismo rural seja mais fomentado. Então, a proposta é de criar um setor ou departamento específico de conservação de estradas com profissionais, projetos técnicos bem elaborados”, aponta o gerente.

Para complementar, as outras propostas contam com a destinação de resíduos sólidos orgânicos, com uma triagem e reaproveitamento para geração de energia, compostagem e até geração de fertilizantes; e utilização dos espaços vazios na cidade como hortas urbanas, colocando profissionais e estudantes de Agronomia para fazer esse acompanhamento junto as escolas e comunidade.

“O último tema que estamos tratando é a questão da exigência de registro no Crea para que elas (empresas) consigam obter a licença de funcionamento junto à Prefeitura. Isso é uma questão meramente administrativa que pode ser melhorada no âmbito da Prefeitura de Ponta Grossa especificamente para que não se instalem empresas que atuem na área técnica, mas que não tenham um responsável técnico”, conclui Moreno.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE