Motoristas de PG cometeram 22 mil infrações de trânsito

Os motoristas ponta-grossenses cometeram mais de 22 mil infrações de trânsito no primeiro semestre deste ano. Excesso de velocidade, estacionar em local proibido e não identificar o responsável pela multa são as infrações mais comuns. Esses dados fazem parte de um levantamento divulgado nessa quinta-feira (17), pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), ao Jornal da Manhã. Hoje(18) iniciam-se várias ações na cidade em comemoração da Semana Nacional de Trânsito.
A principal multa cometida em Ponta Grossa, neste ano, foi transitar na velocidade superior máxima permitida, em até 20% do trajeto. Aproximadamente 34,59% dos motoristas cometeram esse tipo de infração. A segunda maior infração deste ano está a de estacionar em desacordo com a regulamentação, no caso de estacionamento rotativo. Cerca de 4 mil motoristas levaram multas, segundo o levantamento. A terceira e última maior multa cometida este ano, foi a não identificação do condutor, em caso de infração, imposta a pessoa jurídica, onde 8,78% dos motoristas cometeram.
Além do ranking das infrações mais cometidas, o Detran também analisou mais 12 tipos de irregularidades. Entre elas estão: avançar o sinal vermelho, parar sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal, dirigir utilizando telefone celular e estacionar em desacordo com a regulamentação especificada pela sinalização. No quesito outros, que se encaixam multas pequenas e não citadas pelo levantamento, somou um total 6,86%.
O desrespeito às regras de trânsito impacta na vida da população. Jorge Koruma é deficiente físico, mora no bairro de Nova Rússia, e diz que é comum carros parados em rampas de acessibilidade. ‘O motorista não pensa em ninguém. Ele prioriza as próprias ações e esta individualização cria problemas”, argumenta.
Maria Ribeiro é atendente de loja e reside na Rua General Carneiro – via sob as regras do estacionamento regulamentado. Como não há vagas para estacionar, ela conta que carros são deixados em frente à garagem de sua casa. ‘Já precisei deixar o meu veículo na rua porque havia um automóvel na minha garagem. E não adianta ligar para a PM ou Autarquia que você não é atendida’, lamenta.
Conscientização - Semana Nacional de Trânsito inicia hoje em Ponta Grossa
A Semana Nacional do Trânsito em Ponta Grossa será aberta hoje, com a palestra “Seja você a mudança no trânsito”, às 18h, no auditório do Sest/Senat, na avenida Almirante Tamandaré, 901, Ronda. Promovida pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), a Semana Nacional do Trânsito segue até o dia 25, com diversas atividades, como blitz educativa, abordagens, entrega de materiais educativos e aulas expositivas.
Informações do Jornal da Manhã





















