Projeto da ACIPG auxilia empresas em licitações | aRede
PUBLICIDADE

Projeto da ACIPG auxilia empresas em licitações

Iniciativa oferece ao associado o Vendas.gov, um serviço de mentoria

Iniciativa oferece ao associado o Vendas.gov, um serviço de mentoria
Iniciativa oferece ao associado o Vendas.gov, um serviço de mentoria -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Iniciativa oferece ao associado o Vendas.gov, um serviço de mentoria

Cada vez mais os órgãos de governo compram produtos e serviços das empresas. Em virtude disso, desde o final de maio, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) oferece par ao associado o Vendas.gov, um serviço de mentoria para empresários que desejam criar um novo canal de vendas com o setor público. Devido a pandemia, mais empresários se interessam em fazer negócio com os órgãos de Estado.

ASSISTA TAMBÉM: Entrevista com com Cristiano Baggio, consultor parceiro da ACIPG

Em 2019, de acordo com o Painel de Compras do Ministério da Economia foram realizados pelo Governo Federal cerca de 80 mil processos de compras de bens e serviços, isto é, contratações que resultaram em um valor homologado superior a R$ 46 bilhões. Para 2020, foi planejada a contratação de 956.707 itens, como materiais, obras, serviços de engenharia e soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). De 2017 a 2020, de quase 146.437 mil empresas participantes, 69.474 eram micro e pequenos negócios. Em Ponta Grossa, também em 2019, de acordo com o Observatório Social dos Campos Gerais, 1.184 licitações foram realizadas, gerando um custo de quase R$ 303 mil em compras. No entanto, apenas 420 empresas participaram destas concorrências públicas.

Devido a esta demanda, a ACIPG conta com um serviço de consultoria e assessoria que visa a auxiliar os empresários a venderem seus produtos para o setor público, orientando sobre todo o processo que envolve compras públicas, os benefícios da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e emissão de alertas sobre licitações. As compras governamentais dependem de licitação, que é o procedimento definido para analisar e escolher as melhores propostas no que se refere à aquisição de serviços e produtos.

Marcelo Elias Domingues é empresário, proprietário da Cooperconcre, uma usina de reciclagem de resíduos provenientes da construção civil. Ele conta que no mês passado, assistiu a uma live da ACIPG sobre o serviço prestado para orientação de vendas para órgãos públicos. “Fiquei sabendo como funcionava, e que tinha que acessar e fazer o cadastro da empresa no site de governo que realiza licitações. Entendi que não é tão difícil, desde que se tenha uma orientação”, relata.

O empresário comenta que dias depois solicitou ajuda ao consultor da ACIPG e com o auxílio remoto, se cadastrou e depois efetuou um trabalho de acompanhar os editais de licitação. Ele conta que neste mês de julho saiu uma concorrência em que a empresa se enquadrava para retirada de lâmpadas fluorescentes, lâmpadas compactas eletrônicas e lâmpadas incandescentes. “Nos inscrevemos e na nesta semana, saiu o resultado que ficamos em 2º lugar em uma das etapas do processo. Agora serão analisados os dados e se houver alguma incongruência na documentação da outra empresa, podemos ser vencedores do processo”, aponta Domingues, salientando a importância da orientação do consultor da ACIPG.

O gerente institucional da ACIPG, Gilmar Denck, aponta que o Vendas.gov ACIPG é uma ferramenta importante aos empresários enquadrados como MEI, Micro e Empresas de Pequeno Porte. Ele comenta que o serviço promoverá a integração entre as instituições públicas que demandam produtos e serviços e os empresários que podem ser fornecedores do setor público. “Faremos o atendimento com orientações para o cumprimento das exigências e documentos necessários para a participação nos certames licitatórios através do nosso consultor especialista em vendas para o setor público”, explica.

De acordo com Cristiano Baggio, consultor parceiro da ACIPG, à exemplo da Cooperconcre, o projeto Vendas.Gov ACIPG possibilita os associados obterem informações e orientações em relação ao mercado público. “O acesso está nas plataformas digitais e o Governo compra em grandes quantidades, é uma solução em vendas para as empresas, pois para vender para o Governo o investimento é zero. Não precisa investir em abertura de filiais, propaganda, vendedores, recursos humanos, estoque, etc... pois a empresa participa da licitação e se for vencedora, somente após o pedido precisa fazer a entrega do produto ou prestar serviço”, disse Baggio.

O consultor reforça que o objetivo do serviço é orientar para que a empresa assessorada efetivamente tenha êxito na venda para o órgão público através da licitação. “Vender para a iniciativa privada é totalmente diferente de vender para o poder público. A documentação tem que estar em dia, como também no dia da licitação existem estratégias que podemos auxiliar a vender para órgãos governamentais”, explica.

Juliano Kobellache, diretor da pasta de Micro e Pequena Empresa da ACIPG, disse que tem a certeza de que o Vendas.gov ACIPG será mais uma opção para ampliação de mercado para as empresas. O diretor ressalta que o benefício se estende aos órgãos públicos, que por uma maior concorrência terão melhores preços e que isso se reflete em toda a vida pública considerando que o que for economizado poderá ser aplicado em outras demandas. “Esperamos gerar maiores oportunidades aos nossos empreendedores locais, como também que a medida promova maior circulação do dinheiro na economia local”, finaliza o diretor da ACIPG.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE