Projeto da linha de crédito para empresários volta à Câmara | aRede
PUBLICIDADE

Projeto da linha de crédito para empresários volta à Câmara

Projeto retornou ao Legislativo Municipal após uma série de polêmicas e reviravoltas

Imagem ilustrativa da imagem Projeto da linha de crédito para empresários volta à Câmara
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Projeto retornou ao Legislativo Municipal após uma série de polêmicas e reviravoltas

Após muitas idas e vindas e repleto de polêmicas, o projeto de lei que cria uma linha de crédito para empreendedores de Ponta Grossa voltou ao Legislativo Municipal. De autoria do Poder Executivo, o PL 185/2020 cria uma linha de crédito de R$ 3 milhões para apoiar empreendedores do município. A iniciativa recebeu um parecer negativo do Ministério Público e tem gerado polêmica no Legislativo. 

O vereador Daniel Milla (PSD) lembrou que a iniciativa, protocolada em regime de urgência, é muito importante para os empresários nestes momento. “Sabemos da importância do projeto neste momento tão difícil. Vamos ver como a Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR) vai analisar o parecer com as opiniões do MP”, disse Milla. 

Na prática, o Ministério Público tem opiniões divergentes sobre o tema. De um lado, o promotor Márcio Dantas afirma que o projeto é constitucional e o MP não poderia interferir na análise do projeto no âmbito da Câmara. Por sua vez, o promotor Jânio Luiz Pereira, responsável pela Vara Eleitoral, deu parecer contrário após ser questionado sobre o tema

Stocco pede pressa na votação

Por sua vez, o vereador Geraldo Stocco (PSB) voltou a pedir pressa e urgência na votação do projeto. Defensor da tese de legalidade da iniciativa, Stocco lembra que o cenário da pandemia tem deixado os empresários à deriva e com inúmeras dificuldades financeiras. Desta forma, Stocco pede que o projeto seja votado em uma semana. 

Trânsito pelas comissões

Após ser protocolado em regime de urgência, o projeto do Poder Executivo vai tramitar nas comissões internas da Casa de Leis. De acordo com o regimento interno, a Mesa Diretora tem até 30 dias para colocar o texto em votação, mesmo que não haja pareceres. O parecer da CLJR é tido como essencial. 

Problemas com a Legislação Eleitoral

Na prática, o temor de parte dos vereadores é que o projeto possa ser visto como uma vantagem eleitoral irregular aos parlamentares. Contra isso, pesa o argumento de que o cenário criado pela pandemia trouxe uma necessidade emergencial de ajuda ao empresariado do ponto de vista financeiro.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE