Abaixo-assinado busca redução da passagem para estudantes | aRede
PUBLICIDADE

Abaixo-assinado busca redução da passagem para estudantes

Objetivo de grupo de jovens é reduzir o valor da tarifa do transporte coletivo principalmente para estudantes com menor poder aquisitivo

Até o momento, o abaixo assinado tem 1.216 assinaturas, e o movimento estudantil conta com mais de 20 estudantes ativamente participando das ações e manifestações.
Até o momento, o abaixo assinado tem 1.216 assinaturas, e o movimento estudantil conta com mais de 20 estudantes ativamente participando das ações e manifestações. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Objetivo de grupo de jovens é reduzir o valor da tarifa do transporte coletivo principalmente para estudantes com menor poder aquisitivo

O aluno do curso de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Marlon Silva, de 20 anos, está realizando um abaixo-assinado junto com o movimento estudantil 'Coletivo Para Todos' com o objetivo de reduzir a tarifa de ônibus para estudantes. Desde o ano passado, o grupo busca a redução no preço da passagem do transporte coletivo de Ponta Grossa, além da facilitação da obtenção do Passe Livre, benefício que oferece gratuidade a alunos carentes.

Além disso, o estudante diz que se preocupa com a burocracia e as falhas do sistema de obtenção para o Passe Livre, pois há vários estudantes que se encaixam nos requisitos e mesmo assim não são contemplados, além de vários outros que precisam do benefício e não conseguem por diversos motivos. “Então iniciamos um abaixo-assinado ano passado, já recolhemos milhares de assinaturas, e nossa meta é recolher 25 mil, aí por conta do recesso, férias escolares e a pandemia, tivemos que interromper”, afirma Marlon. 

Até o momento, o abaixo assinado tem 1.216 assinaturas, e o movimento estudantil conta com mais de 20 estudantes ativamente participando das ações e manifestações. Isso está acontecendo, segundo Marlon, porque a maioria dos estudantes da rede pública que usam o transporte coletivo não tem acesso ao Passe Livre justamente pela burocracia, ou mesmo aqueles que se enquadram rigorosamente nos quesitos, não se tem explicação do acesso ao benefício.

O objetivo é conseguir reduzir o valor da passagem que atualmente é de R$ 2,15, pois segundo ele, os estudantes pagam o mesmo valor do reajuste desde 2019.

A AMTT respondeu em nota que, mesmo quando o aluno não se enquadra no Programa Passe Livre, ele pode ser inserido no Programa Meia Passagem. Além disso, a existência de critérios de seleção específicos previsto em lei se faz necessária para que haja uma identificação da demanda existente e a diminuição da possibilidade de fraudes, permitindo a manutenção da iniciativa pelo Município, que atualmente arca integralmente com os valores referentes ao programa. 

O reajuste da tarifa é um dispositivo previsto legalmente e que é analisado sempre que há desequilíbrio relacionado aos valores de operação do sistema de transporte coletivo.

No momento, não há previsão de novo reajuste.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE