Aeroporto de PG recebe obras para ampliação | aRede
PUBLICIDADE

Aeroporto de PG recebe obras para ampliação

Mais de 200 caminhões de terra chegam no local por dia, para a terraplanagem das futuras obras

Terra está sendo colocada ao lado do atual pátio, para a ampliação do local
Terra está sendo colocada ao lado do atual pátio, para a ampliação do local -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Mais de 200 caminhões de terra chegam no local por dia, para a terraplanagem das futuras obras

Desde a última semana, o aeroporto ‘Sant’Ana’, em Ponta Grossa, está recebendo material para terraplanagem. São mais de duzentos caminhões de terra todos os dias, para ser usada nas obras de melhorias e ampliação do local, cujo investimento será de R$ 35 milhões. O material está sendo despejado, neste primeiro momento, ao lado do atual pátio de manobra das aeronaves, o qual será ampliado. Ter um terreno 100% plano é uma necessidade de um pátio de aeronaves, e por isso há a necessidade desse trabalho.

A terra está vindo de uma outra grande obra realizada na cidade, do investimento que a Heineken faz para ampliar a sua fábrica. A perspectiva é de que esse transporte de terra siga por mais alguns meses, totalizando a circulação de cerca de 40 mil caminhões entre os dois locais. Conforme o investimento prevê, serão realizadas, entre outras obras, a construção de um novo terminal de passageiros e uma nova taxiway – toda a área onde haverá essas novas construções será preenchida com a terra e terá a terraplanagem.

Como explica o superintendente aeroportuário, Victor Hugo de Oliveira, a chegada da terra marca o início das obras de ampliação do aeroporto, ainda que de forma indireta, pois as obras serão realizadas pela empresa que ganhar a licitação para a realização do investimento, que será lançada dentro das próximas semanas. “Esse é o pontapé das obras do aeroporto - a terra já está sendo colocada para adiantar o serviço da empresa que vencer a licitação. A terra vem da ampliação da Heineken e estamos aproveitado para fazer alguns acertos no nosso piso, e também já ter terra para aterramento. A ideia é já ter a terra aqui para tudo o que for preciso para o aeroporto”, informa Oliveira. 

O secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional lembrou que a obra, embora não englobe a ampliação da pista, traz mais oportunidades de Ponta Grossa ter uma malha aérea maior. “Com isso, vamos ter mais voos para Ponta Grossa. Vamos fazer desse aeroporto um exemplo para o Paraná”, disse. O prefeito Marcelo Rangel, por sua vez, acrescenta o trabalho de comunicação entre o município e as empresas aéreas, que atuavam em Ponta Grossa até o início da pandemia do novo coronavírus, informando que em breve haverá novidades sobre a retomada dos voos. “A informação que recebi é que existe previsão do retorno dos voos entre Ponta Grossa e São Paulo e Ponta Grossa e Foz do Iguaçu em breve”, disse, sem revelar mais detalhes.

Categoria da pista será elevada

Outra importante obra para o futuro, explica Oliveira, é a alteração na via de acesso que será feita até o terminal de passageiros. Para a construção dessa nova via, também haverá um aterramento, e caminhões despejam terra no local para a terraplanagem. A obra será realizada pela prefeitura. “Com esse desvio, vamos ter 140 metros do eixo da pista. Então o nosso aeroporto vai ter categoria ‘3 charlie’, com faixa para receber aviões maiores. São dois os fatores para receber aviões grandes: ter faixa de pista e comprimento. Com essa obra vamos estar OK em faixa, restando apenas a ampliação da pista”, esclarece. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE