Operação do Gaeco atinge a Sanepar e empresa de PG | aRede
PUBLICIDADE

Operação do Gaeco atinge a Sanepar e empresa de PG

Gaeco deflagra Operação Ductos em Ponta Grossa e cumpre 16 mandados de prisão e 50 de busca contra servidores da Sanepar e empresários

Viaturas oficiais e descaracterizadas vistoriam sedes da empresa
Viaturas oficiais e descaracterizadas vistoriam sedes da empresa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Gaeco deflagra Operação Ductos em Ponta Grossa e cumpre 16 mandados de prisão e 50 de busca contra servidores da Sanepar e empresários

O núcleo de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, deflagrou a Operação Ductos nesta segunda-feira, 20 de julho, para o cumprimento de 16 mandados de prisão temporária e 50 mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais foram emitidas pela 1ª Vara Criminal de Ponta Grossa e incluem ainda o bloqueio de imóveis e veículos de 22 pessoas ou empresas.

As prisões temporárias (por cinco dias) têm como alvo empresários e servidores da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). As buscas são cumpridas em 37 residências e 13 empresas, incluindo cinco estabelecimentos privados (em Ponta Grossa, Cornélio Procópio, Telêmaco Borba e Curitiba) e oito da Sanepar (três em Ponta Grossa, dois em Telêmaco Borba e um em Curitiba, Santo Antônio da Platina e Cornélio Procópio).

As investigações, iniciadas há cerca de dois anos, apuram principalmente o pagamento indevido por serviços não prestados e fraudes em licitações. Teria havido benefício ilegal para empresas, mediante pagamento de propinas a servidores da Sanepar. A principal empresa beneficiada seria também a organizadora do pagamento de propinas. Há suspeitas de que as empresas organizavam entre si o resultado de processos licitatórios, a partir do acesso a informações internas da Sanepar. Os crimes investigados são fraude a licitação, peculato, lavagem de dinheiro e corrupção por meio de organização ou associação criminosa, além de falsidade documental.

Propinas – Iniciadas há cerca de dois anos, as investigações apuram principalmente o pagamento indevido por serviços não prestados e fraudes em licitações, bem como benefício ilegal para empresas, mediante propinas a servidores da Sanepar. A principal empresa beneficiada seria também a organizadora do pagamento dos subornos. Há suspeitas de que as empresas organizavam entre si o resultado de processos licitatórios, a partir do acesso a informações internas da Sanepar.

Investiga-se, ainda, o faturamento por serviço não executado integralmente ou por serviço superfaturado, com o uso de medições falsas ou não fiscalizadas por servidores da Sanepar. Em contrapartida, funcionários da Sanepar receberiam propina. O grupo de empresários que liderava a organização das fraudes montou outras empresas para efetivar os pagamentos ilegais e ocultar sua verdadeira origem.

A empresa Martins Engenharia, alvo de investigação do Gaeco, foi procurada para se manifestar, mas não se pronunciou. Segundo o MP, Foram cumpridos 15 dos 16 mandados de prisão e 54 mandados de busca e apreensão. Nos endereços dos alvos, foi encontrada grande quantidade de dinheiro, tanto em reais quanto em dólares e documentos (como comprovantes bancários de transferência e anotações de pagamentos para funcionários da Sanepar). O portal aRede apurou que em Ponta Grossa foram presos dois funcionários da Sanepar, além de outras quatro pessoas.

Informações do Ministério Público

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE