Novas medidas do Governo atingem PG e região | aRede
PUBLICIDADE

Novas medidas do Governo atingem PG e região

Estado dá novas orientações para Prefeituras combatam covid-19 nos municípios da região

Regional atende 12 municípios dos Campos Gerais
Regional atende 12 municípios dos Campos Gerais -

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Estado dá novas orientações para Prefeituras combatam covid-19 nos municípios da região

A 3ª Regional de Saúde, com sede em Ponta Grossa, emitiu nesta terça-feira (14) uma nova nota técnica sobre as medidas de combate ao covid-19. O órgão, que abrange Ponta Grossa e outros 11 municípios na região dos Campos, recomenda uma série de medidas para conter o contágio pela covid-19, apresentando outras ações restritivas no combate à doença.

A nota técnica (clique aqui para conferir na íntegra) prevê oito pontos para serem observados e seguidos pelos 12 municípios da região. “Ampliar e qualificar o processo de TESTAGEM dos pacientes sintomáticos, conforme Nota Orientativa 7 – SESA, com o devido registro no Sistema NOTIFICACOVID, de forma a reorientar as ações locais e regionais”, diz uma das orientações.

Além disso, a Regional também solicita que as equipes de Saúde isolem e acompanhem os casos positivos para covid-19, além de monitorar no âmbito dos territórios de saúde o acompanhamento pelas Equipes de Saúde dos pacientes crônicos e em maior situação de vulnerabilidade, observados critérios clínicos, de risco e social, considerando o impacto da doença nesses grupos.

O documento da Regional prevê ainda que as 12 prefeituras devam garantir que o transporte público municipal/intermunicipal e os terminais rodoviários funcionem com observância às orientações de distanciamento social. “Instituir ações/barreiras sanitárias/educativas nas divisas municipais/regionais e estaduais, de forma isolada ou pactuada, conforme as características e alternativas locais”, pede o documento. 

Toque de recolher diário

O documento da 3ª Regional de Saúde prevê ainda a implementação do toque de recolher diário das 23h00min às 06h00min, “com o fechamento de bares e lanchonetes, e a consequente diminuição do consumo de bebidas alcoólicas, bem como de proibir aglomerações em locais públicos (parques, praças, passeios, locais de esporte e demais áreas de atividades coletivas ao ar livre)”, diz o documento.

Medidas no funcionamento do comércio

O documento da Regional de Saúde prevê ainda que os municípios devam adotar horários de funcionamento das atividades comerciais de segunda a sábado, e o fechamento do comércio aos domingos, com exceção das atividades comerciais essenciais, conforme disposto no Decreto 4942/2020.

Municípios atingidos

As medidas da 3ª Regional de Saúde incluem Arapoti, Carambeí, Castro, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, São João do Triunfo e Sengés

Casos confirmados

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, os 12 municípios somam 1284 casos confirmados na região. O coeficiente de incidência na Regional é de 179 casos a cada 100 mil habitantes, menos da metade da média estadual. Ponta Grossa é a cidade que mais concentra casos positivos da Covid-19 na região.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE