UPA do Santa Paula completa um ano de atendimento | aRede
PUBLICIDADE

UPA do Santa Paula completa um ano de atendimento

A Rede

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Há exatamente um ano, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada no bairro Santa Paula abria as portas e iniciava os atendimentos de urgência e emergência aos usuários dos serviços de saúde pública de Ponta Grossa. Passado um ano, a unidade se consolidou como um importante serviço de saúde no município e registrou durante o período mais de 110 mil atendimentos adultos e pediátricos.

Durante o primeiro ano de atividades a UPA vem sendo reconhecida pela população por sua forma humanizada de acolhimento e qualidade do atendimento. Diariamente, são atendidos em média 350 pacientes, totalizando durante os últimos 12 meses cerca de 70 mil atendimentos adultos e 40 mil pediátricos.

“A UPA e PAI são exemplos no atendimento prestado aos cidadãos ponta-grosseses, as pessoas são sempre muito bem acolhidas e saem satisfeitas da unidade”, diz o Prefeito Marcelo Rangel.

Classificada como porte 2, a UPA atende pacientes encaminhados pelo Siate, SAMU e, principalmente, por procura direta. Como forma de garantir uma melhor assistência, a unidade adota o protocolo de classificação de risco do Ministério da Saúde, através do qual o paciente é avaliado logo que chega à UPA e o atendimento é priorizado de acordo com o grau de risco. “Dessa maneira os casos mais graves têm sempre prioridade em relação aos de menor complexidade”, comenta a Secretária de Saúde, Angela Pompeu..

Projetada para atender casos de urgência e emergência, a UPA do bairro Santa Paula é a única da cidade e registra uma média de atendimento mensal de 11 mil pacientes. Para isso, possui uma estrutura física que conta com cinco consultórios, salas de coleta de exames, de medicação, de nebulização, raios-x, área de observação com 17 leitos e ainda uma moderna sala de emergência, com três leitos, devidamente equipada para atendimento de casos mais complexos.

Desde o início, a UPA é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que é responsável pela definição dos fluxos de atendimento e também pelo acompanhamento do cumprimento das metas contratuais.

Comemorações

Para celebrar a data e comemorar os bons resultados alcançados, a UPA realizou hoje (3), no período da manhã, uma cerimônia com a presença do prefeito Marcelo Rangel, e da secretária de Saúde, Angela Pompeu, além de colaboradores e usuários.

Durante a semana, a UPA realiza algumas atividades de orientação aos usuários em parceria com alunos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Foi montado um quiosque no estacionamento, onde profissionais da UPA realizarão esclarecimentos sobre os tipos de atendimentos da unidade e explicarão sobre o protocolo de classificação do risco. Na sexta-feira (4) no período da manhã, o Hemepar também fará divulgação e esclarecimento sobre doação de sangue.

Informações da assessoria.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE