Congresso de Educação terá palestras no Espaço Rubem Alves

Durante a realização do III Congresso de Educação, realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Educação, o Espaço Rubem Alves irá receber várias palestras ao longo da programação, de grandes nomes da literatura brasileira. Entre eles estão os escritores Augusto Cury, Marina Colasanti e outros. O Espaço Rubem Alves está localizado no salão do Clube Princesa dos Campos e tem capacidade para cerca de 1500 pessoas.
No dia 8 de setembro (terça-feira), o Espaço Rubem Alves recebe a secretária de Educação, professora Esméria Saveli, que palestrará sobre o tema do congresso deste ano, “A paixão de ler a palavra e o mundo”. De acordo com ela, este tema foi proposta devido a necessidade de avançar no conceito de leitura das escolas. “Ler não é apenas decodificar e oralizar as palavras que estão escritas, é preciso compreender o sentido das palavras. Só é leitura quando se estabelece relações, compreensão, construção de sentidos e significados. Hoje temos muitas pessoas que passaram pela escola, sabem decodificar o que está escrito, mas não compreendem a informação”, aponta a secretária.
Já no dia 9 de setembro (quarta), a palestra fica a cargo da escritora e jornalista ítalo-brasileira Marina Colasanti. Nesta palestra, a autora deve abordar a importância de se trabalhar com a literatura de contos de fadas. Seu último trabalho é o livro de coletâneas "Mais de 100 Histórias Maravilhosas". Na quinta, 10 de setembro, quem ocupa o espaço Rubem Alves é o autor Vitor Paro, que tratará do tema “a gestão escolar e a função educativa da escola”.
O educador Cipriano Luckesi ocupa o espaço no dia 11 de setembro (sexta) para tratar da avaliação da aprendizagem, discutindo os recursos de inclusão na vida escolar. A última palestra do Espaço Rubem Alves será proferida pelo escritor e doutor em psicanálise Augusto Cury. Ele, que já vendeu mais de 20 milhões de exemplares somente no Brasil, vai discutir a questão da ansiedade e como enfrentar o mal do século para filhos, alunos e educadores.
As palestras do Espaço Rubem Alves acontecem no salão do Clube Princesa dos Campos, sempre às 19 horas, e integram a extensa programação de atividades do III Congresso de Educação. É preciso se inscrever nas atividades para garantir vaga, porque algumas são limitadas. A programação completa e as inscrições podem ser feitas através deste link.





















