Projeto do Samu capacita equipe da escola Zilá | aRede
PUBLICIDADE

Projeto do Samu capacita equipe da escola Zilá

Imagem ilustrativa da imagem Projeto do Samu capacita equipe da escola Zilá
-

A Rede

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Dando continuidade ao projeto Samu-Escola: Educar para mudar, os profissionais da Escola Municipal Professora Zilá Bernadete Bach receberam treinamento de primeiros socorros ministrado pelos socorristas do Samu. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, desenvolvido através de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação.

Hoje, cerca de 30 funcionários foram orientados sobre as técnicas e procedimentos mais adequados para casos de convulsão, obstrução das vias aéreas e aprenderam também a fazer massagem cardíaca. O projeto é de autoria da Técnica Auxiliar de Regulação Médica (TARM) do SAMU, Rozângela Ribeiro Silva.

A escola trabalha com educação integral, atendendo 346 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, das 7h45 até às 16h45 de segunda a quinta-feira e na sexta até às 11h45. Segundo a diretora da instituição, Ana Cláudia Dias, a escola tem um número muito grande de pessoas e para ela ninguém está imune de passar por uma situação que necessite de atendimento e de primeiros socorros. “É de extrema importância saber o que posso fazer até o Samu chegar e o que posso fazer sem precisar acioná-los. O perigo acontece em todos os lugares, basta estarmos orientados para podermos ajudar”, comenta Ana.

Além dessa capacitação, cerca de 200 pessoas já receberam as orientações, entre pedagogas, professores de Educação Física e comunidade escolar.

A ideia é fazer um cronograma em todas as escolas gradativamente, começando com as localizadas em distritos mais distantes. “Garantir a capacitação de todos é fundamental para um atendimento de forma segura. Começaremos com as localidades mais distantes, pois em algumas situações o socorro demora um pouco mais para chegar”, comenta Rozângela.

Todas as instituições que tiverem interesse em receber capacitação dos profissionais do Samu devem entrar em contato pelo telefone 3901-1896 e entregar um ofício solicitando os profissionais especializados no programa Saúde-Escola: Educar, para mudar na rua Coronel Dulcídio, 30.

Informações da assessoria.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right