PG irá investir em máquinas para pavimentação

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, pretende ampliar a pavimentação de novas ruas e a manutenção de asfalto. Para isso, prevê a compra de novos equipamentos, com investimento de R$ 3 milhões oriundos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, via Agência de Fomento ParanáCidade.
Entre os equipamentos previstos para aquisição estão caminhão basculante, vibroacabadora, rolos compactadores e escavadeira hidráulica. “O maquinário vai suprir uma necessidade grande para a execução de obras de pavimentação. Ponta Grossa tem um déficit nesse setor, e as máquinas devem dar agilidade aos trabalhos, para que o Município comece a suprir gradativamente essa necessidade. A pavimentação acaba melhorando substancialmente a qualidade de vida da população”, diz o secretário Alessandro Lozza de Moraes. Os equipamentos devem auxiliar também na manutenção de vias e no trabalho junto a galerias pluviais, que é uma constante na cidade.
O secretário lembra que a Prefeitura tem feito diversas obras, em um trabalho em conjunto com a Secretaria Municipal de Planejamento, a Companhia Ponta-grossense de Serviços (CPS) e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan). Em média, são pavimentadas pelo Município sete quarteirões (700 metros) de ruas por semana, além das obras terceirizadas. Destacam-se o recape na Avenida Visconde de Mauá, os trabalhos na Visconde de Taunay, a Rua Rodrigo Otávio e Rua Dr. Eugênio José Bochi.
Originalmente, a Prefeitura planejou a compra de uma usina de asfalto com os recursos do ParanaCidade. Mas, após estudos, a conclusão foi de que a prioridade seria a aquisição de maquinário. Enquanto o material de pavimentação pode ser terceirizado, a tercerização de maquinário normalmente exige também contratação de mão-de-obra especializada. E essa mão-de-obra não falta ao Município.
“A usina é importante porque agiliza a chegada do material nas obras. Mas, sem equipamento adequado, não adiantaria usina. Então, estamos renovando uma parte da nossa frota e, numa próxima etapa iremos atrás da usina de asfalto”, explica Alessandro. A medida também garante mais economia aos cofres públicos.
Informações da assessoria.





















