Feira Verde já entregou 860 toneladas de recicláveis | aRede
PUBLICIDADE

Feira Verde já entregou 860 toneladas de recicláveis

Programa já atendeu mais de 16 mil pessoas, trocando materiais descartáveis por alimentos

Programa já atendeu mais de 16 mil pessoas, trocando materiais descartáveis por alimentos
Programa já atendeu mais de 16 mil pessoas, trocando materiais descartáveis por alimentos -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Programa já atendeu mais de 16 mil pessoas, trocando materiais descartáveis por alimentos

Neste domingo (17), comemora-se o Dia Internacional da Reciclagem, uma data instituída pela Unesco com o intuito de proporcionar a reflexão sobre a importância do descarte correto dos objetos consumidos no cotidiano. Em Ponta Grossa, uma das ações que visam a estimular a reciclagem na cidade é o programa Feira Verde, que possibilita que a população troque por alimentos os materiais que podem ser reutilizados.

Neste ano de 2020, o programa da Prefeitura Municipal já realizou a troca de mais de 863 toneladas de recicláveis nos meses de fevereiro, março e abril. Esses materiais derivados das trocas são entregues diariamente nas quatro associações de catadores de recicláveis da cidade, que atendem aproximadamente 100 famílias.

“A reciclagem é uma questão de educação ambiental importante para a cidade, pois permite que as embalagens e demais materiais que utilizamos no dia a dia não sejam jogados em aterros e nem em locais inapropriados, causando acúmulo de lixo. Ações como o Feira Verde e a coleta de resíduos recicláveis são essenciais para mantermos a cidade limpa e também para sustentar as famílias que sobrevivem financeiramente juntando esses materiais”, sustenta a coordenadora das associações de catadores de recicláveis da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Jussara Borgo.

Para que os materiais recicláveis cheguem até as associações mediante o Feira Verde, as pessoas precisam juntar uma quantidade mínima de quatro quilos de resíduos. Todos os dias úteis da semana há três esquipes do programa que percorrem a cidade pegando esses materiais e entregando hortifrútis em troca. A cada quatro quilos de recicláveis trocados, o cidadão tem direito a um quilo de alimentos.

No total, há 177 pontos da cidade que possuem programação de trocas. Para que esses alimentos sejam entregues para a população, 161 agricultores do município fornecem os produtos ao longo do ano.

Desde que o programa começou em 2020 até o fim de abril, 16.703 pessoas participaram das trocas. O resultado foi de quase 216 mil quilos de alimentos entregues para a população.

Conforme o diretor do programa, Izidorio Campos, os resultados são positivos levando em conta o período de quase um mês em que a ação precisou ficar suspensa por conta da pandemia do coronavírus.

“A gravidade da doença fez com que reformulássemos os processos. Hoje, mesmo com a pandemia, percebemos que o número de materiais recicláveis trocados neste período é bastante expressivo. Isso pode ser porque as pessoas ficam mais em casa e o consumo nas residências aumenta, gerando mais materiais. Com a grande demanda, para diminuirmos o risco de contágio, fixamos cartazes nos caminhões e divulgamos sobre a necessidade de se manter a distância de pelo menos um metro e meio das outras pessoas. Os nossos servidores também estão mantendo os cuidados necessários durante as trocas e garantindo a alimentação dessas famílias”, pontua Izidorio.

Quando os materiais derivados das trocas são entregues nas associações de catadores de recicláveis, os resíduos são separados, pesados e vendidos para empresas de recicláveis. O dinheiro adquirido com as vendas é revertido para as famílias que constituem as associações. As quatro beneficiadas são a Acamaruva (Uvaranas), Acamaro (Oficinas), ARREP (Borato) e Acamaru (Monte Carlo).

De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa, para além dos benefícios a essas famílias, o programa Feira Verde também favorece outras três causas. “O dinheiro que investimos na compra dos hortifrútis incentiva os pequenos produtores dando a garantia de que venderão os alimentos cultivados; promove a educação ambiental, estimulando o cuidado com o meio ambiente; e garante que as pessoas mais vulneráveis economicamente tenham acesso a alimentos de qualidade. É um programa que rende muitos frutos para a cidade”, sustenta o secretário.

Além do programa Feira Verde, o Município conta também com os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), onde as pessoas podem destinar de forma correta os resíduos, de acordo com suas classificações. Nesse caso, é necessária a participação espontânea da população. Os materiais coletados através dos PEVs também são entregues nas associações.

"O Município hoje oferece diversas opções para quem quer dar o destino correto aos resíduos recicláveis, tanto através do programa Feira Verde, como também por meio dos mais de 130 PEVs que dispomos próximos a Cmeis, escolas, áreas estratégias na região central e em grandes mercados. O importante é que cada vez mais cada um faça a sua parte e assuma a responsabilidade pelos resíduos que gera, garantindo uma quantidade menor de materiais inorgânicos enviados ao aterro e possibilitando uma fonte de renda para os integrantes das associações", aponta o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros.

Com informações da Prefeitura de Ponta Grossa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE