Saúde capacita enfermeiros para o pré-natal

Na manhã desta quarta-feira (19), a equipe de enfermeiros que completa o quadro da estratégia Saúde da Família participou de capacitação para o pré-natal. Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou o protocolo Clínico-Terapêuticos para os profissionais de saúde do município, capacitação que irá mostrar como a estrutura de protocolo funcionará.
“Essa é uma agenda prioritária para secretaria, pois temos como meta qualificar a assistência ao pré-natal, de forma a reduzir os indicadores de mortalidade materna e infantil no município”, comenta o coordenador da Atenção Primária, Robson Xavier.
De acordo com a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem, o pré-natal de baixo risco pode ser acompanhado integralmente pelo enfermeiro. Ele possui embasamento teórico-científico e respaldo legal para prestar assistência pré-natal de baixo risco. No entanto, Robson explica que o oferecimento de uma atenção qualificada está na dependência do desempenho qualificado por parte dos profissionais que assistem mulheres na gestação.
A capacitação tem o objetivo de humanizar e qualificar a atenção à gestante, a fim de obter sua maior adesão ao pré-natal, garantindo qualidade na assistência e melhores resultados obstétricos e perinatais com mãe e recém-nascido saudáveis.
“É importante fortalecermos o processo de educação continuada em saúde focando a saúde da gestante e do bebê, pois pressupomos que a melhoria da qualidade de assistência ao pré-natal e a participação de um profissional qualificado possam contribuir significativamente para a redução da mortalidade materna”, diz a enfermeira da Atenção Primária, Adriana Alves.
Informações da assessoria.





















