Celebrações da Semana Santa acontecerão dentro de casa | aRede
PUBLICIDADE

Celebrações da Semana Santa acontecerão dentro de casa

Diocese de Ponta Grossa divulgou uma série de recomendações para as famílias católicas.

Diocese de Ponta Grossa divulgou uma série de recomendações para as famílias católicas.
Diocese de Ponta Grossa divulgou uma série de recomendações para as famílias católicas. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Diocese de Ponta Grossa divulgou uma série de recomendações para as famílias católicas.

Diante deste cenário de incertezas por conta da pandemia do coronavírus, a Diocese de Ponta Grossa divulgou nessa sexta-feira (04), uma série de recomendações às famílias católicas.  As Paróquias irão transmitir as celebrações litúrgicas da Semana Santa pelos meios de comunicação (redes sociais, TV e rádio). Os fiéis devem acompanhar através das redes sociais da sua comunidade e compartilhar, incentivando todos os paroquianos para que possam celebrar juntos este momento central da fé.

Para acompanhar as celebrações da Semana Santa, cada família pode ser incentivada a preparar um pequeno “altar” em sua casa: por exemplo, velas, Cruz, Bíblia Sagrada, imagem de Nossa Senhora. No Domingo de Ramos: Reze com sua Família, Igreja Doméstica. Coloque um ramo no portão e/ou na porta da sua casa ao longo do dia para manifestar a participação de sua família na vida da Igreja. 

Na Quinta Feira Santa não haverá a missa crismal, ficando transferida para um outro dia, com data a ser definida.

Quanto à Missa da Ceia do Senhor a orientação é para que, em família, acompanhe, direto de sua Paróquia a Celebração que narra a Instituição da Eucaristia e o Lava-pés. Após a Celebração, se for possível, realize o mesmo gesto do Lava-pés em sua casa, para isto, poderá utilizar o texto de Jo 13,1-15. Este gesto, logo após a Palavra de Deus, tem o objetivo de nutrir e recordar a doação e o amor fraterno que devemos viver como “Igreja e Família de portas abertas na cultura urbana.”

Na Sexta-Feira Santa,  quando recordamos a entrega total de Jesus Cristo, mantenha o silêncio e em especial o recolhimento, jejum e abstinência e a oração pessoal. Coloque a Cruz e a Imagem de Nossa Senhora, que acompanha o sofrimento do Filho, “Mãe das Dores”, em evidência na sua casa, durante a Celebração das 15h00.

No Sábado Santo, a Santa Vigília será celebrada recordando o Cristo Ressuscitado que brilha nas trevas da morte. Nesse dia haverá a Renovação das Promessas Batismais. Recomenda-se que seja colocado um pano branco sobre a Cruz. No momento do Hino de Louvor (Glória), acenda as velas e retire o pano branco. No Domingo da Ressurreição, acompanhe a Celebração Eucarística por meio das transmissões ao vivo. Seja um sinal da Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo realizando a confraternização familiar, rezando e agradecendo pela vitória de Cristo sobre o pecado e a morte.

O bispo diocesano de Ponta Grossa, Dom Sergio Arthur Braschi, esclarece que essas alterações são decorrentes “as dificuldades que as nossas comunidades estão enfrentando em relação às celebrações paroquiais e reconhecendo que o Mistério Pascal é o fato primordial da nossa Fé e o centro de todas as celebrações litúrgicas cristãs”. A nota vem assinada também pelo Assessor Diocesano Pe. Alvaro Luiz Martins Nortok.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE