Parque Tecnológico de Agro Inovação, o Ceasa e as propostas concretas parte 2 | A Rede - Aconteceu. Tá na aRede! Portal aRede - Aconteceu! Tá na aRede!
Publicidade

Ponta Grossa

Pensando Ponta Grossa com José Sebastião Fagundes Cunha

Foto: Divulgação

Da Redação | Ponta Grossa | 28/03/2020 as 01:07h

Parque Tecnológico de Agro Inovação, o Ceasa e as propostas concretas parte 2

*Por José Sebastião Fagundes Cunha

Na FEIRA PARANÁ / EFAPI 2019 realizamos conferência aos produtores de hortifrutigranjeiros apresentando um aplicativo que possibilita um modelo de negócio inovador e totalmente diferente da prática atualmente realizada, sem custos, utilizando o que há de mais moderno em termos de tecnologia da informação demos a conhecer o inovador aplicativo FACIL ALIMENTOS. 

Para dizer o mínimo FACIL ALIMENTOS é uma ferramenta que encurta a jornada, reduz o im-pacto ambiental e soluciona a regulamentação do mercado da cadeia alimentícia, possibilita o acesso direto do produtor ao consumidor final e às redes de distribuição de alimentos, como os supermercados, sem intermediários, alivia a logística, possibilita escoamento da produção dire-tamente e mais competitividade aos agricultores, conectando-os ao consumidor final, aos distri-buidores, atacados, indústrias e supermercados. 

É uma revolução em termos de tecnologia da informação para o produtor.

“Trata-se de um aplicativo voltado para o agronegócio, com o propósito de colocar a tecnologia a favor da humanidade, com fundamento no tripé: encurtamento da jornada; alívio do impacto ambien-tal e regulação do mercado na cadeia alimentícia”, disse na FEIRA PARANÁ, a convite do Parque Tecnológico Agro Inovação Sustentável Cescage Genética, Tomas Matos, CEO da empresa que desenvolveu o software na FEIRA PARANÁ. O aplicativo acaba de ganhar uma nova versão ainda mais eficiente, conectando em tempo integral produtores e compradores de toda a cadeia alimen-tícia, totalmente sem custo. 

Outro diferencial do novo aplicativo é a redução dos custos de transporte e ainda garantir aos agropecuaristas menos riscos em sua atividade e melhor remuneração. “O produtor poderá se conectar diretamente ao vendedor, e não precisará fazer grandes deslocamentos para negociar a produção. Isso possibilitará que seus produtos sejam vendidos no momento certo, com economia de tempo e dinheiro”, destacou Matos. 

Fácil Alimentos é o APP que faltava para amarrar de maneira simples, instantânea e definitiva os dois elos: produtor e comprador. São centenas de variedades de produtos disponíveis entre eles: carnes, cereais, hortifrútis e ainda frutos do mar de propriedades de todo o Brasil. “É uma vitrine em tempo integral, que dispensa o estresse e facilita a comercialização. Ligamos compradores e vendedores e fica sob a responsabilidade de ambos os trâmites da negociação”, confirmamos.

O Aplicativo está disponível para smartphones equipados com sistemas operacionais Android ou IOS, e também pode ser acessado pelo site: www.facilalimentos.com.br. Basta preencher o ca-dastro e começar a navegar. A partir do cadastramento já é possível usufruir de todas as infor-mações disponíveis no aplicativo e fazer todo tipo de anúncios de compra ou venda, ficando com visibilidade nacional. É uma ferramenta fundamental e complementar para políticas públicas que gerem inclusão social, desenvolvimento e renda para os pequenos produtores, hipossuficientes incluindo-os dire-tamente no mercado.

Bruno Costa, Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, a par do notável desempenho na organização e gestão da FEIRA PARANÁ / EFAPI 2019, a melhor em quarenta edições da EFAPI, tem realizado reuniões com produtores de hortifrutigranjeiros e com a diretoria da COOPEGERA, Cooperativa de Produtores de Ovinos e Caprinos dos Campos Gerais, no sentido de contribuir pa-ra a organização da cadeia produtiva e a inclusão social. Neste sentido o CESCAGE GENÉTICA foi o idealizador da COOPEGERA, cooperativa de produtores de ovinos, participando da sua fun-dação e incentivando todas as ações em relação a ovino e caprinocultura na Região dos Campos Gerais reivindicando no Progra-ma de Governo um abatedouro. Acreditamos, sinceramente, que há necessidade de uma cooperativa de produtores de hortifrutigranjeiros, que poderiam inclusive se associar à já existente cooperativa de produtores de ovinos e caprinos, aproveitando o prazo de existência que gera benefícios para financiamentos e outros.

 

Comparecemos à OCEPAR, em reunião com a diretoria, apresentando o Parque Tecnológico Agro Inovação Sustentável Cescage Genética e pedindo orientação e auxilio para o credenciamento da COOPEGERA ao Sistema OCEPAR, o que redundará em treinamento, cursos e outros benefícios, buscando orientação para melhor organizar os produtores de hortifrutigranjeiros para integrarem ou fundarem cooperativa.

A exemplo do que é brilhantemente realizado pela Secretária Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba, entendemos que há necessidade de uma complexidade de ações para a organização da cadeia produtiva de alimentos. Inicialmente, para ganhar competitividade, além de utilização de novas tecnologias da informação há necessidade de formação, informação e mei-os, sementes e insumos, novas práticas. 

A instalação do Parque Tecnológico Agro Inovação Sustentável no Parque de Exposição e no Centro de Eventos possibilitará a implantação de um Centro de Treinamento de produtores em todas as cadeias, desde hortifrutigranjeiros, bovinos, ovinos, caprinos, suínos, psicultura, api-cultura etc. No Centro de Treinamento, além de instalações adequadas, poderão ser instalados modelos de cada área de produção para experimentos, desenvolvimento de novas tecnologias, startups etc.

Prosseguindo, possibilitará a instalação das cooperativas no Centro de Eventos, hoje em estado de abandono quanto a utilização, desonerando o Município com pagamento de água, eletricidade, manutenção, conservação e outros, o que hoje é pago com duvidosa legalidade.

Com as diversas cooperativas de produção de alimentos ali instaladas, possibilitará a instala-ção de um centro de distribuição das cooperativas, que no período noturno e início da manhã atenderá as redes de distribuição e supermercados e durante o dia atuará como uma feira per-manente na qual os produtores poderão comercializar diretamente seus produtos com o consu-midor final.

O mercado municipal veio abaixo e não se tem notícia do prosseguimento de sua obra causando o impacto do abandono de dezenas de produtores rurais e comerciantes que dele dependiam para a mantença de suas famílias, sem notícia do prosseguimento das obras, podendo ser instalado neste espaço. A instalação do Parque Tecnológico com os benefícios da Lei nº 13.243/16 possibilitará a impor-tação de máquinas e implementos, sem impostos, como, a exemplo, a de plantio de alface, tão necessária para otimizar a produção e gerar competividade para o produto que acaba vindo de outro Estado.

Isto é apenas um início em um ensaio, estamos desenvolvendo um projeto com mais de 30 mes-tres e doutores envolvidos, estudando cada uma das equações e intervenientes para poder revo-lucionar a produção, promovendo a inclusão social dos pequenos produtores e da agricultura fa-miliar.

O CESCAGE, o CESCAGE GENÉTICA, o PARQUE TECNOLÓGICO AGRO INOVAÇÃO SUSTEN-TÁVEL CESCAGE GENÉTICA juntamente com outras instituições poderá promover o desenvolvi-mento.

Ensino, pesquisa e desenvolvimento à disposição do produtor! 

A discussão da destinação do Centro de Eventos não é nova, de há muito discutida.A Munchen Fest não mais ali se realiza; uma patrimônio incalculável em permanente deterioração e despe-sas.

Facilmente poderia ser instalado no Centro de Eventos o Parque Tecnológico de Agro Inovação Sustentável, levando os pequenos produtores da agricultura familiar a ter um centro de distri-buição e uma feira permanente (mercado municipal?), com baixíssimo custo de investimento pois já existem as ´gondolas´ de alvenaria em modelos ideais para tanto. É um patrimônio de todos e deve ser utilizado em benefício de todos! 

Realizamos o SIC há aproximadamente duas décadas, realizamos este ano o SICTECHcom 301 – trezentos e um – trabalhos apresentados, o que inspirou a realização na FEIRA PARANÁ / EFAPI 2019 do hackathon, participamos ativamente do CONAITEC e obtivemos os primeiros luga-res. Estamos presentes em tudo que há de inovação e tecnologia no agronegócio dos Campos Gerais. 

O Ministro, sempre, da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Dr. REINALD STEPHANES,que era Secretário de Estado da Agricultura e Pecuária do Paraná, que realizou a primeira EFAPI dis-se em entrevista na FEIRA PARANÁ / EFAPI 2019 que esta foi a melhor EFAPI da história, que assim ocorreu muito em razão da nossa participação como o maior e um dos mais importantes expositores da FEIRA PARANÁ / EFAPI 2019. 

Tal reconhecimento implica em responsabilidade!!! Recorde de raças de bovinos, recorde de ra-ças de ovinos, recorde de raças de equinos e provas reconhecidas nacionalmente.

* Após 35 anos contribuindo para o progresso, o desenvolvimento e a cidadania de Ponta Grossa, fundando faculdades que mudaram para muito melhor a estrutura da saúde pública com enfermeiras, fisioterapeutas, farmacêuticas, odontologistas, agrônomos, médicos veterinários, bacharéis em direito e tantas outras careiras. Participando ativamente das principais iniciativas de desenvolvimento e pesquisa como o Cescage Genética e o Parque Tecnológico Agro Inovação Sustentável Cescage Genética, a Rádio FM Educativa Cescage, honrando o nosso título de Cidadão Honorário e o nosso compromisso com Ponta Grossa e região dos Campos Gerais estamos elaborando uma série de ensaios a respeito das principais questões que afligem nossos cidadãos.

*Autor é Desembargador do TJPR, Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUCSP, Doutor em Direito das Relações Sociais pela UFPR, Pós Ph-D pela Universidade de Coimbra, Orientador Prof. Dr. Boaventura de Sousa Santos, Fundador do CESCAGE, do Instituto Paranaense de Direito Processual, da Escola Judicial da América Latina, da FM Educativa CESCAGE; Secretário do Instituto Ibero-americano de Juízes; Membro dos Conselhos Editoriais da Revista de Processo e outras.

email sharing button
email sharing button
email sharing button
email sharing button

Publicidade

Recomendados

Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade
Ponta Grossa 30/05/2020 ás 16:54h
Publicidade
Ponta Grossa 30/05/2020 ás 13:00h
Campos Gerais 30/05/2020 ás 11:29h
Publicidade

LIVES RECENTES

Ao Vivo
ao vivo | 29/05/2020 ás 17:36h

Confira os destaques do portal aRede nesta sexta-feira (29)

Empório Peixe Boi inova no mercado de carnes em PG
Aliel fala sobre proposta para ampliar auxílio emergencial
Pauliki analisa os cenários econômico e político na pandemia
Ver Mais
Publicidade

PONTA GROSSA

Ponta Grossa | 30/05/2020 ás 10:29h

Caminhão capota próximo ao viaduto do Santa Terezinha

Ponta Grossa 29/05/2020 ás 22:53h
Publicidade
Ponta Grossa 29/05/2020 ás 22:47h
Ponta Grossa 29/05/2020 ás 22:08h
Publicidade

COTIDIANO

Cotidiano | 30/05/2020 ás 10:59h

Weintraub não se manifesta em depoimento à Polícia Federal

Publicidade
Cotidiano 29/05/2020 ás 19:20h
Publicidade

VÍDEOS

Ponta Grossa | 26/05/2020 ás 20:17h

Aliel destaca projeto que destina R$ 3 milhões à cultura de PG

Ver Mais

CAMPOS GERAIS

Campos Gerais | 30/05/2020 ás 10:02h

Motociclistas morrem ao colidir de frente na PR-090

Publicidade
Campos Gerais 29/05/2020 ás 10:40h
Publicidade

MIX

Mix | 30/05/2020 ás 09:35h

'Em Casa com Cultura' fomenta produções e artistas locais

Mix 30/05/2020 ás 05:00h
Publicidade
Publicidade

ESPORTE

Esporte | 29/05/2020 ás 15:50h

Zagueiro do Operário-PR comenta sobre volta aos treinos

Publicidade
Publicidade

INSANA

Insana | 27/05/2020 ás 14:36h

Veja 20 máscaras da pandemia para o combate do Covid-19

Publicidade
Publicidade

VAMOS LER

Vamos Ler | 25/05/2020 ás 13:10h

‘Trabajos voluntarios’ movimentam turma na quarentena

AGRONEGÓCIO

Agronegócio | 26/05/2020 ás 20:00h

Frísia lança Digital Agro Connection para startups

Publicidade

ROMULO CURY

Romulo Cury | 30/05/2020 ás 06:30h

Confira a Coluna RC deste Sábado (30-05)

BOM DIA ASTRAL

Bom Dia Astral | 30/05/2020 ás 06:00h

Confira seu horóscopo para este Sábado (30/05)

EMPREGOS

Empregos | 28/05/2020 ás 17:35h

Vagas na Agência do Trabalhador para Sexta-feira (29/05)

Publicidade

MAIS LIDAS

Mix | 26/05/2020 ás 15:28h

PG ganha drive-in para sessões de filmes e eventos

Bom Dia Astral 25/05/2020 ás 06:00h
Ponta Grossa 26/05/2020 ás 14:17h
Publicidade
Publicidade