Em Ponta Grossa, igrejas devem seguir fechadas
Apesar do novo plano anunciado pelo prefeito, funcionamento de templos religiosos deve seguir vetado
Publicado: 26/03/2020, 14:24

Apesar do novo plano anunciado pelo prefeito, funcionamento de templos religiosos deve seguir vetado
Em novo decreto publicado nesta quinta (26), no Diário Oficial da União, o presidente Jair Bolsonaro ampliou a lista de serviços considerados essenciais. O Decreto Nº 10.292, que estabelece regras sobre o funcionamento de serviços e atividades sociais, agora considera também que as atividades religiosas e as unidades lotéricas estão autorizadas a funcionar. No entanto, em Ponta Grossa não devem haver mudanças do tipo.
A medida publicada hoje por Bolsonaro tem validade imediata, permitindo que mesmo durante medidas de isolamento e distanciamento social, as atividades citadas (religiosas de qualquer natureza, obedecidas as determinações do Ministério da Saúde, e unidades lotéricas) possam manter as portas abertas.
Segundo a assessoria da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), os encontros religiosos deverão seguir proibidos na cidade. A proibição foi decretada pelo prefeito Marcelo Rangel (PSDB) na última sexta-feira (20) junto de diversas outras medidas. Rangel deverá anunciar um “novo plano” para conter o Covid-19, mas ainda segundo a assessoria a liberação de atividades religiosas não está previsto “até este momento”.
Posicionamento
No Twitter, Rangel não falou diretamente do tema, mas compartilhou um tweet do prefeito de São Paulo, João Dória, ressaltando que a Itália “sofreu” após tentar “manter a economia ativa”. O prefeito de Ponta Grossa não chegou a criticar diretamente as ações de Bolsonaro, mas optou por adotar outras ações, especialmente aquelas que contribuem com o isolamento social.
Soluções
Com a situação da pandemia de Covid-19, padres, pastores e outras lideranças religiosas seguem adotando ferramentas online para transmitir as missas, cultoes e celebrações. A Igreja Católica, por exemplo, tem usado o próprio Facebook para fazer as transmissões.