Decreto determina ampliação do Cemitério Vicentino em PG
Medida foi tomada como uma prevenção, para a destinação dos corpos das vítimas fatais do coronavírus no município
Publicado: 21/03/2020, 17:14

Medida foi tomada como uma prevenção, para a destinação dos corpos das vítimas fatais do coronavírus no município
O Cemitério Vicentino, em Ponta Grossa, será ampliado para receber os corpos das possíveis vítimas fatais do coronavírus na cidade. A informação está no Decreto de N° 17.144, de 20/03/2020, publicado na edição de ontem (20/03) do Diário Oficial do Município de Ponta Grossa. O decreto, como detalha sua redação, vem da necessidade de dar complementação às medidas de controle e prevenção para enfrentamento da emergência em saúde pública de decorrente do novo coronavírus, considerando a necessidade de adoção de medidas extraordinárias para a prevenção e defesa contra o Covid-19.
A medida, como uma prevenção do que pode vir a ocorrer na cidade após a confirmação dos primeiros casos, consta no artigo 1º, o inciso IX: “Determinar ao Serviço Funerário Municipal a ampliação do número de sepulturas no Cemitério Vicentino para garantir o imediato sepultamento em caso de óbito por Covid-19”.
Velórios serão com urna lacrada
Além disso, o mesmo artigo, em outro inciso, há a determinação da adoção do protocolo de segurança para sepultamento em caso de óbito por Covid-19. Há inúmeras orientações, para serviços de necrotério, serviço de necropsia, serviço de somatoconservação de cadáveres, velório e transladação, acerca dos cuidados necessários com os corpos de infectados. No anexo, há a informação de que todos os velórios com morte suspeita ou confirmada decorrente do novo coronavírus (Covid-19) serão realizadas com urna lacrada. A disponibilização de álcool 70% será obrigatória durante todo o velório.