Famílias ficam ilhadas com cheias do Rio Tibagi
Mais de 80 famílias das comunidades da Guaraúna, Assentamento Che Guevara, Rincão Comprido, dentre outras localizadas na região da Estrada do Kalinoski, estão ilhadas em Ponta Grossa há duas semanas. As chuvas, que atingiram a área durante o mês de julho, fizeram o Rio Tibagi transbordar e isso impossibilita a população de comprar alimentos, remédios e crianças deixam de ir para a escola por causa da situação.
“Todo ano acontece a mesma coisa. O alagamento fecha a passagem e os alunos não podem ir para a escola”, afirma Nilson Pilarski, que mora na região há 34 anos. Segundo o morador, o Corpo de Bombeiros passava na região para buscar os alunos em outras ocasiões como a atual, porém a ação não aconteceu neste ano. As comunidades perto da Estrada do Kalinoski percorrem cerca de 15 km até a cidade de Ponta Grossa. Já com a estrada bloqueada, há uma única saída há 62 km, dando a volta pela região de Teixeira Soares, que permite que a população chegue na região central do município.
Nilson explica que a região está ilhada há 14 dias. Já Lúcio Ricardo Pfeiffer possui um pesqueiro na região e não consegue chegar até o estabelecimento há 10 dias. “A situação está prejudicando meu negócio, porque ninguém vai sair de Ponta Grossa e andar 60 km para ir até o pesqueiro”, afirma Lúcio Ricardo. O empresário defende que uma obra para resolver o problema da região não teria um custo elevado. “Bastava levantar o aterro em 1,5 m para chegar até a altura da ponte e já resolveria o problema. É um trecho de 200 metros que fica alagado. Não seria caro”, apontou.
O engenheiro da Secretaria de Obras de Ponta Grossa, Manoel Marcelo da Silva Martins, afirmou que nada pode ser feito em relação ao alagamento na área, pois se trata de um fenômeno natural. “Estamos fazendo a manutenção da estrada. Tem uma máquina trabalhando e ela faz o patrolamento e a recomposição do revestimento primário”, explicou o engenheiro.
Informações do Jornal da Manhã.





















