PG prepara edital para construção de novo Calçadão
Município pretende transformar a rua Fernandes Pinheiro em um novo calçadão;
Publicado: 28/01/2020, 18:39

Município pretende transformar a rua Fernandes Pinheiro em um novo calçadão;
Noticiado em novembro do ano passado pelo portal aRede, o projeto do Calçadão da Fernandes Pinheiro foi apresentado na manhã desta terça-feira (28), por Ciro Ribas, presidente do Instituto de Planejamento (IPLAN), ao prefeito Marcelo Rangel (PSDB). O documento passará por algumas adequações e, já nas próximas semanas, o município iniciará o processo licitatório para a obra.
O obra, segundo o Executivo, representará uma valorização ao Centro Histórico de Ponta Grossa, beneficiando moradores e comerciantes - a ideia inicial de instalação dos parklets foi criada para ser implementada no local. A Fernandes Pinheiro passa ao lado do Terminal Central e Praça João Pessoa, ligando o Calçadão da Coronel Cláudio à Passarela Albary Guimarães. Por este segmento da cidade circulam mais de 100 mil pessoas ao dia.
Segundo a Prefeitura, o projeto foi encaminhado à Secretaria de Infraestrutura e Planejamento, responsável pelo Departamento de Compras, e foi devolvido ao Iplan para uma pequena adequação do documento. A previsão é que o documento seja reapresentado nesta quarta-feira (29), já com adequações sugeridas, e o próximo passo é a confecção do edital para início do processo licitatório, o que deverá levar algumas semanas.
Rangel comemorou o avanço na obra, tida como uma das mais importantes para a revitalização do chamado ‘Centro Velho’ da cidade. "O governo municipal está investindo em revitalizações de espaços tradicionais do município, ao mesmo tempo tentando ampliar os investimentos para a mobilidade urbana, fazendo com que esses locais estejam em conformidade com os atuais, em relação à acessibilidade, iluminação, paisagismo”, afirmou.
“Trabalhando dessa maneira, é possível valorizar e trazer novos investimentos e comércio para a região central de Ponta Grossa. Esta região conta com grandes atrativos, um deles reinaugurado recentemente, que é a Estação Saudade, além do grande fluxo de pessoas", garantiu o prefeito.
Revitalização da Estação Saudade
O primeiro passo para a revitalização daquela região foi dado com as obras da Estação Saudade, realizada pelo Federação do Comércio do Paraná (FECOMÉRCIO). No local, foram investidos R$ 5 milhões e hoje o local sedia uma escola profissionalizante, além de visitas guiadas. Antes da obra, o local sediou a Biblioteca Municipal, além de também ter sediado órgãos com a Defesa Civil.