Totens vão reforçar segurança em áreas públicas de PG | aRede
PUBLICIDADE

Totens vão reforçar segurança em áreas públicas de PG

Aparelhos contam com câmeras de monitoramento e de reconhecimento de placas de veículos

Equipamentos de alta tecnologia serão instalados em pontos chave da cidade
Equipamentos de alta tecnologia serão instalados em pontos chave da cidade -

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Aparelhos contam com câmeras de monitoramento e de reconhecimento de placas de veículos

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), através da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), iniciou nesta semana a implantação de novos dispositivos de segurança na cidade. O novo sistema consiste em totens de alta tecnologia espalhados por locais estratégicos, entre eles o Calçadão da Coronel Cláudio, o Parque Linear, a Praça Barão de Guaraúna e a Praça Simon Bolívar. 

Todos contam com câmeras de monitoramento e de reconhecimento de placas de veículos, giroflex e alto-falantes, sendo que um deles, o do Calçadão, conta com botão de pânico para acionamento da Guarda Municipal. Os totens deverão ser utilizados como ferramenta de reforço na fiscalização, patrulhamento e ações preventivas da Guarda Municipal (GM) e dos demais órgãos de segurança. 

De acordo com o diretor do Departamento de Tecnologia da SMCSP, Carlos Henrique Salomon, a expectativa é de que a instalação dos totens seja concluída até a próxima semana. “Após esse processo, estimamos que sejam necessários cerca de 15 dias para a realização de alguns ajustes, ligação elétrica e a integração do sistema com a nossa Central de Monitoramento. Finalizada a implantação, será possível o monitoramento e controle dos equipamentos pelos nossos agentes, que poderão, inclusive, se comunicar com a população desses locais através das câmeras e de um sistema de microfones e alto-falantes”, explica.

Concluídos os procedimentos necessários, o sistema de totens de segurança ampliará o monitoramento da SMCSP no município, que já conta com 36 câmeras de alta resolução, acompanhadas 24 horas pela Guarda Municipal. O sistema de câmeras já contribui para a resolução de crimes e patrulhamento em regiões com grande movimento. 

Plano de segurança municipal

O secretário Ary Lovato ainda deve enviar ao Legislativo Municipal um plano de segurança pública. O documento, de acordo com Lovato, deverá conter as principais diretrizes para a segurança pública do município, inclusive com metas e perspectivas para os próximos anos. Lovato é incentivador de bases móveis da Guarda Municipal (GM) e do fim do sistema de bases comunitárias e fixas. O plano é dos propósitos do secretário desde que ele assumiu o posto, em 2013.

Texto da assessoria, com adptações

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE