Estudo 'abre brecha' para privatização de Vila Velha

A realização de uma pesquisa por parte do Instituto Semeia, de São Paulo, vem levantando fortes especulações em relação à gestão turística de quatro parques paranaenses: Vila Velha, Guartelá, do Monge e Ilha do Mel. O principal ponto em questão é a possibilidade de privatização dessas unidades.
Intitulado de “Diagnóstico do Uso Público em Parques Brasileiros: perspectivas dos gestores”, o levantamento busca conhecer melhor a realidade das Unidades de Conservação Brasileiras, a partir da percepção dos profissionais que atuam diretamente na gestão desses espaços. O objetivo é, através das respostas de questionários, contribuir com gestores locais e formuladores de políticas públicas na criação de uma ferramenta que auxilie na melhoria contínua da gestão desses espaços, incluindo análises comparativas e temporais.
Procurada pelo Jornal da Manhã, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente afirmou que ainda é muito cedo para considerar um processo de privatização, pois o estudo deve ser concluído apenas no início do ano que vem. A coordenadora de Biodiversidade e Florestas da pasta e coordenadora do projeto “Parques do Paraná”, Sueli Ota, conta que a pesquisa está sendo feita em parceria, sem investimentos do governo estadual.
“Fomos escolhidos pela empresa para participar do levantamento. Isso vai nos auxiliar na escolha de um modelo de gestão eficaz para cada parque, pois estão situados em regiões diferentes. Além desse estudo, teremos que discutir viabilidade econômica, características socioeconômicas, planos de manejo dos parques, entre outras questões. Só aí vamos poder decidir sobre o modelo de gestão”, explica.
Como tendência nacional, Sueli acredita que o modelo de gestão mais adequado seria uma parceria público-privada (PPP). “O formato de gestão será decidido somente depois que várias opções de melhorias para ampliar a visitação forem consideradas”, completou.
O Parque Estadual de Vila Velha recebeu em 2014 pouco mais de 60 mil turistas. Esse número vem reduzindo com o passar do tempo, visto que em 2013 foram 71 mil visitantes.
DEBATE
Tema divide opinião de lideranças
Nas redes sociais, políticos da região debateram a possibilidade de privatização dos parques paranaense. A questão fez com que algumas lideranças tivessem opiniões divergentes. O deputado estadual Márcio Pauliki afirmou que se a privatização “for no modelo adotado no Parque Nacional do Iguaçu, a proposta é interessante e pode melhorar muito a infraestrutura”. Já o deputado estadual Péricles Holleben de Mello fez críticas ao atual governo e publicou que “está no DNA tucano a obsessão em privatizar tudo o que é público!”.
O QUÊ
>> Parques do Paraná
O governador Beto Richa lançou no último dia 10 o programa “Parques do Paraná”, que pretende estimular o turismo nas unidades de conservação do estado, para ampliar a preservação e promover o desenvolvimento sustentável. Para a primeira etapa foram selecionadas 14 unidades.





















