Padres da região participam de curso com o Papa em Roma | aRede
PUBLICIDADE

Padres da região participam de curso com o Papa em Roma

Grupo brasileiro conversou com o Papa, quarta-feira

Imagem ilustrativa da imagem Padres da região participam de curso com o Papa em Roma
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O reitor do Seminário Propedêutico Mãe da Divina Graça, de Carambeí, padre Wilson Moraes, é um dos nove sacerdotes do Paraná que participaram, até o dia 16, do Curso para Formadores de Língua Portuguesa, em Roma, na Itália. Há representantes de todas as províncias do Regional Sul 2.

Ao todo, são 90 padres do Brasil, entre formadores, diretores espirituais, reitores que trabalham em seminários, se atualizando a respeito das aplicações práticas da Ratio Fundamentalis Institutiones Sacerdotalis, publicada pelo Congregação para o Clero da Santa Sé, em dezembro de 2016.

"As aulas começaram dia 4 e tem como base trabalhar o novo documento, fundamento de toda a formação dos futuros presbíteros do mundo. Um curso muito bom, que certamente trará muitas motivações, intuições, que vamos colocar em ação quando retornarmos as nossas dioceses. Pessoas de grande competência que estão ajudando os formadores a refletir e a pensar na aplicação prática da Ratio Fundamentalis”, avaliou padre Wilson, contando que, nos dias de curso, os formadores tiveram a notícia que a Conferência Episcopal Brasileira publicou as diretrizes nacionais. “Também isso vem agregar para o trabalho nos seminários”, acrescentou.

Na quarta-feira, o grupo brasileiro teve a alegria de participar da audiência com o Papa Francisco, que, ao saber que se tratava de formadores, lhes dirigiu uma mensagem. “Foi simples e, ao mesmo tempo, profunda, dada naquele momento das fotos e cumprimentos. Ele (o Papa) se voltou e olhou para nós, falando. Fizemos vídeo e estamos compartilhando para que todos tenham acesso às palavras do Santo Padre”, contou o reitor. Papa Francisco afirmou que o trabalho de reitores é muito, muito importante, “para formar novos padres que sejam livres, mas livres de coração, livres no amor a Jesus e às pessoas. Os sacerdotes devem ser especialistas em proximidades: proximidade com Deus, na oração, proximidade ao bispo, proximidade entre vocês e proximidade com o povo de Deus, porque todos nós fomos tirados do povo de Deus. Jamais esqueçam isso!”

As informações são da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE