Fenata terá peça em parceria com o Sesc | aRede
PUBLICIDADE

Fenata terá peça em parceria com o Sesc

Objetivo da apresentação é utilizar as ferramentas circenses, construindo um espetáculo de circo e teatro de rua junto ao público presente.

O Festival Nacional de Teatro (FENATA) acontece até domingo (27).
O Festival Nacional de Teatro (FENATA) acontece até domingo (27). -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Objetivo da apresentação é utilizar as ferramentas circenses, construindo um espetáculo de circo e teatro de rua junto ao público presente.

Mais um dia do Festival Nacional de Teatro (Fenata) inicia nesta sexta (25). Além das apresentações da Mostra Especial, em escolas, CMEIS, asilos, penitenciária e outros locais da cidade, a Mostra de Rua apresenta "Vikings e o Reino Saqueado", dos Palhaços de Rua de Londrina/PR. O espetáculo acontece na Praça Floriano Peixoto, em frente à Catedral Sant'Ana, às 10h30.

Na peça, os palhaços Batata Doce e Turino estão imersos na cultura nórdica e se apresentam como atrapalhados guerreiros vikings voltando a seu reino após terem realizado grandes viagens e desastrosas batalhas pelo mundo. O objetivo da apresentação é utilizar as ferramentas circenses, construindo um espetáculo de circo e teatro de rua junto ao público presente.

As apresentações da Mostra Campos Gerais acontecem na sede da Escola Ceci em dois horários, às 9h30 e 14h, com o espetáculo “Hamlet”, do Núcleo de Expressão Teatral Ceci de Ponta Grossa. O grupo interpreta a clássica peça “Hamlet” de William Shakespeare. Inconformado com o casamento de sua mãe Gertrudes com o cunhado Cláudio, logo após a morte de seu pai, Hamlet procura corrigir o que, para o filho, é algo ruim. O resto é silêncio.

Durante a noite, o teatro Ópera sedia a Mostra Adulta, com o espetáculo “Estado de Sítio”, da Cia. Teatral Controvérsias de Pindamonhangaba/SP, às 20h. A peça conta a história de uma pequena cidade que passa a ser governada pela Peste, que, usurpando o poder de uma líder inerte, instaura o Estado de Sítio e cria um regime burocrático, esvaziado de sentido e dominado pelo medo. Para se libertarem da Peste, será preciso resistir ao medo que se tem dela acreditando que, assim como a aparição do cometa, a situação instaurada é uma força histórica e passageira, e que o povo sempre detém o poder eterno.

Logo depois, na Mostra Telmo Faria, a apresentação é resultado de uma parceria entre o Fenata e o projeto Sesc Encena, que traz o espetáculo “Leão no Aquário”, da Minha Nossa Cia. de Teatro de Curitiba/PR, às 22h no Auditório B do Cine Teatro Ópera. A concepção de “O Leão no Aquário” se deu de forma colaborativa e processual, um trabalho absolutamente sustentado pelo jogo do elenco, um jogo que surgiu naturalmente do que esse processo estava buscando operar.

Um homem se apresenta em uma situação de perplexidade frente ao mundo, manifestada numa pergunta que nos percorre durante todo o espetáculo: o que está acontecendo? Neste trabalho, alguns dispositivos sustentam o jogo: as cenas são entrecortadas por notícias de jornal, vazões do mundo real no mundo ficcional.

As entradas para os espetáculos da Mostra Campos Gerais e Teatro de Rua são gratuitas. Na Mostra Adulta e Telmo Faria, os ingressos custam R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia entrada são vendidos na sede da PROEX e no Cine Teatro Ópera.

O Fenata é uma realização da UEPG e FAUEPG, em parceria com o Ministério da Cidadania, com patrocínio da Sanepar e GMAD, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Também são patrocinadores do festival o Colégio Sepam e Tratornew, com apoio do Hotel Planalto, Prefeitura de Ponta Grossa, ComturPG, RPC, Fecomércio e Sesc. O Fenata é aprovado pelo Ministério da Cidadania/Secretaria Especial de Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e pela Lei Municipal de Incentivo a Eventos, da Secretaria Municipal de Turismo.

Informações: Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE