Taxa de homicídios em PG apresenta redução de 64%

O Estado do Paraná apresentou 230 homicídios dolosos em março de 2015 contra 261 em março de 2014, uma variação de -11,88%. Com relação ao acumulado de janeiro a março o Estado apresentou 661 homicídios dolosos contra 721 no mesmo período de 2014, ou seja, uma variação de -8,32%, 60 homicídios dolosos a menos em 2015. Já na região abrangida pela 13ª SDP (4ª AISP) a redução de homicídios, no comparativo entre o primeiro trimestre de 2014 com o mesmo período de 2015, foi ainda maior que a média estadual, tendo queda de – 44,12% e a boa notícia é que na cidade de Ponta Grossa, a maior dos Campos Gerais, a redução foi de – 64,71%.
O delegado chefe da 13ª SDP, Dr. Danilo Cesto, comemora estes números e comenta que o índice de homicídios dolosos sofre influência de vários fatores, especialmente sócio econômicos, porém, a acentuada redução no número de homicídios sem dúvida tem a ver também com a eficiência na apuração dos crimes, salientando que enquanto o índice de apuração brasileiro fica próximo de 8%, aqui estão apurados mais de 92% dos crimes de homicídio dolosos e 100% dos crimes de roubo seguidos de morte.
“É uma notícia que pode espelhar o nosso empenho em apurar os homicídios”, destaca o delegado-chefe da 13º Subdivisão Policial, Danilo Cesto. Segundo o delegado, são vários os fatores que contribuem para a elevação ou diminuição dos números, sendo um deles a certeza da omissão.
Latrocínio
O último homicídio registrado em Ponta Grossa foi o assassinato de Marcos Antonio Paulino, na manhã de quarta-feira (10). O caso tratou-se de um latrocínio – roubo seguido de morte – e chocou os moradores pela violência com que foi cometido. Marcos foi morto com golpes de garrafas, pauladas e pedradas. A Polícia Militar prendeu os suspeitos no mesmo dia do crime.
Informações do Jornal da Manhã.





















