Reitor da UEPG busca recursos com deputados em Brasília

O reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), manteve contato com parlamentares da bancada paranaense na Câmara de Deputados, nesta terça e quarta-feira (9 e 10), em Brasília, na busca de recursos para investimentos institucionais em obras e equipamentos. “O apoio dos deputados, via apresentação de emendas orçamentárias, tem sido fundamental para a manutenção e ampliação da nossa infraestrutura de ensino, pesquisa e extensão”, diz o reitor.
No contato com os deputados, o reitor expôs a situação de dificuldades orçamentária e financeira comum às instituições públicas de ensino superior, o que obriga seus gestores a buscarem alternativas para elevar o padrão de qualidade almejado. “A nossa busca consiste em manter o avanço institucional conquistado nos últimos anos, quando praticamente dobramos o número de cursos de pós-graduação (mestrados e doutorados) e ampliamos de forma significativa nossa área física”, afirma Luciano Vargas.
Destacando a receptividade às solicitações UEPG, o reitor falou sobre o empenho dos deputados, desde a apresentação e aprovação das emendas orçamentárias até a articulação necessária para a liberação dos recursos. “Sabemos que a proposição da emenda é apenas o início desse processo”, observa, ao falar também da competência dos servidores da instituição na elaboração técnica e documental dos projetos, fato elogiado por técnicos do Ministério da Educação, em recente visita à UEPG, para o monitoramento de convênios firmados com o governo federal.
Acompanhado do diretor do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG), Everson Augusto Krum, e do assessor de Captação de Recursos, Carlos Roberto Ferreira, o reitor manteve contato com os deputados Alex Canziani, Aliel Machado, Evandro Rogério Roman, Leopoldo Meyer, Luciano Ducci, Rubens Bueno, Sandro Alex e Toninho Wandscheer. A todos, reiterou o papel da UEPG na formação e qualificação profissional; no desenvolvimento econômico e tecnológico e investimento na inovação; e na transformação social dos Campos Gerais, fatores estratégicos na atração de investimentos privados e estatais na região.
Na audiência com o deputado Alex Canziani, cumprimentou o parlamentar pela homenagem recentemente prestada pela Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), por ocasião do relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Púbicas Estaduais e Municipais, em de 2 de junho último. Entre outras pautas, a referida frente luta pela inclusão das IES estaduais e municipais no orçamento da União. “O reconhecimento é justo, pela postura do deputado em defesa do sistema público de ensino superior representado pela Abruem e da educação como um todo”.
Informações da assessoria.





















