Falta de padronização em calçadas de PG afeta pedestres | aRede
PUBLICIDADE

Falta de padronização em calçadas de PG afeta pedestres

VÍDEO
| Autor: Rodrigo de Souza

A Rede

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Andar pelas ruas de Ponta Grossa se torna naturalmente um desafio devido ao relevo acidentado do município. Já pensou então ter que dividir espaço na calçada com dois postes, uma caçamba de entulho e “de quebra” alguns sacos de lixo? Sem falar no tipo de revestimento da calçada: os chamados ‘petit pavé’, tradicionais mosaicos de pedras que em dias chuvosos se tornam ainda mais escorregadios. É isso que está acontecendo em um dos trechos da Rua Coronel Dulcídio, entre a Avenida Vicente Machado e a Rua Doutor Colares. Em poucos minutos parados no local, a equipe de reportagem do Jornal da Manhã flagrou vários “malabarismos” de pedestres que necessitam passar pela via. Eram pessoas se apertando de um lado, outros se arriscando entre o fluxo intenso de veículos que transitam na região central da cidade.

E a lista de obstáculos nos passeios do município se multiplicam pelos bairros. Calçadas irregulares, esburacadas, sem espaço para o pedestre que disputa um “lugarzinho” com telefones públicos, postes, lixeiras, estacionamentos ilegais e entulhos de edifícios em construção, são outros exemplos.

A lei municipal 10.249 é a que tenta regulamentar essa questão no município. Segundo o texto, todo o proprietário é obrigado a custear a construção do passeio correspondente a sua testada, obedecendo à largura e o nível do meio fio existente. Especificamente na zona central e urbana, a lei considera que os passeios deverão ser construídos ou reconstruídos com revestimentos antiderrapantes; exceto as ruas ou avenidas em que hajam projetos específicos indicando o tipo de revestimento a ser adotado.

Informações do Jornal da Manhã.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right