Governador destaca potencial turístico de Vila Velha | aRede
PUBLICIDADE

Governador destaca potencial turístico de Vila Velha

Ratinho Junior presenciou o evento da revoada de balões que ocorreu no Parque Estadual neste domingo. Segundo ele, a Vila Velha tem o potencial de “se transformar em um Parque Iguaçu”

Governador Ratinho Junior visitou o Parque Estadual na tarde deste domingo
Governador Ratinho Junior visitou o Parque Estadual na tarde deste domingo -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ratinho Junior presenciou o evento da revoada de balões que ocorreu no Parque Estadual neste domingo. Segundo ele, a Vila Velha tem o potencial de “se transformar em um Parque Iguaçu”

O Parque Estadual de Vila Velha teve, neste domingo (13), um dia ímpar em sua história: uma revoada de balões que coloriu o céu de um cenário esculpido há milhões de anos pela natureza. Um evento turístico que atraiu centenas de visitantes, não só de Ponta Grossa e da região dos Campos Gerais, mas de todo o Paraná e outros estados brasileiros. O Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, esteve presente no período da tarde, bem como o Secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental e Turismo, Márcio Nunes. Ambos estiveram acompanhados pelo Prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel.

Desde cedo, antes mesmo das 7h, em pleno domingo pós-feriado, já havia fila para entrar no Parque. Afinal, a primeira revoada dos 15 balões estava marcada para as 7h30. O clima colaborou e foi possível um voo tranquilo pela região dos Parque, sob os olhares atentos de centenas de famílias que acompanharam não apenas aquelas incomuns bolhas gigantes pelo céu, mas também tiveram a oportunidade de explorar gratuitamente os atrativos naturais da ‘Cidade de Pedra’. Mesmo após as 16 horas, a fila de veículos para entrar no Parque era bastante extensa, passando de um quilômetro.

O Governador Ratinho Junior exaltou as qualidades do Parque Estadual de Vila Velha, e desse evento de balões, comparando seu potencial turístico ao segundo ponto mais visitado do Brasil. “Hoje é um demonstrativo que a Vila Velha pode se transformar em um Parque Iguaçu, como é as Cataratas do Iguaçu. Tem esse potencial”, informou. O voo de balões neste domingo foi experimental, mas o governo pretende manter esse modelo. “A ideia é ter não só esse modelo de atrativo mas diversos outros. Temos as Furnas, que têm um potencial fantástico, a Lagoa Dourada, de recriar uma série de projetos que incentivem os atrativos. Porque o turismo vai onde tem excelente prestação de serviço, beleza natural e onde tem atrações para a família”, completou Ratinho.

Acompanhado de sua família, Ratinho percorreu a trilha da Vila Velha, fez uma foto na ‘Taça’, o símbolo do Parque, e conversou com turistas. Ele exaltou o potencial turístico e ambiental dos Campos Gerais, ressaltando a relevância do Parque para o Estado. Algo capaz de impulsionar a economia regional. “A Vila Velha é um patrimônio para os paranaenses, e a ideia é criar esse tipo de atividade para atrair turistas. Hoje encontramos chineses, mineiros, paulistas, além da população que mora no entorno de Ponta Grossa. Então esse é o segredo do sucesso, porque gera emprego: muitas das pessoas estão hospedadas em hotéis e pousadas da região”, ressaltou o governador. Ele iria voar com um balão, mas as condições climáticas atrasaram os voos pela tarde, e até o momento da publicação deste texto não havia a certeza se haveria a segunda revoada.

Concessão

Durante a visita, o Secretário de Estado também falou com a imprensa sobre a concessão do Parque, que está em andamento. A perspectiva, a partir da conclusão do processo e escolha da empresa que ficará responsável pelo local, o que deverá ocorrer na primeira metade do próximo mês, é de dar uma outra toada na atração de visitantes. “O modelo mais moderno do Brasil será implantado nesse Parque, e tenho a certeza que o parque atingirá um novo patamar. Além do turista paranaense, vai atrair de outros estado e até o internacional. Até porque o turismo que mais vai crescer no mundo é o nos negócios ligados ao meio ambiente, da natureza”, informou.

Há a intenção, ainda, de retomar as atividades de visitação nas Furnas, como um outro atrativo para o complexo, que deve ser trabalhado de maneira diferenciada junto aos turistas que vêm ao Paraná. “A furna é única, possui uma biodiversidade fantástica, que tem que ser contemplada e vista.  Foz recebe dois milhões de turistas por ano e a nossa intenção é que esse turista possa circular pelo Paraná, fazendo com que o Estado seja um destino turístico, oferecendo bons atrativos para que o turista venha”, completou.

Turistas

O Parque recebeu centenas de turistas, tanto no período da manhã quanto pela tarde. Pessoas e famílias que vieram de diversos municípios paranaenses, de outros estados, e até mesmo de outros países, como um casal de chineses. O estudante Thyago Cossuovski, 25, foi um deles. Acompanhado de sua namorada, Evelin Andrade, ele veio de Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, para prestigiar o evento, chegando ao Parque por volta das 7h10. “Foi muito bacana ver que mesmo sendo um evento bastante cedo, se comparado a outros, conta com muitas famílias já reunidas no local, se maravilhando com os balões” destacou.

Ele classificou como a ação extremamente positiva, especialmente por ser uma atração gratuita. “Foi muito bacana, positiva para toda a região de Ponta Grossa, e também pegando Campo Largo, São Luiz do Purunã. Apesar da região ter muitos praticantes do balonismo, uma revoada com vários é uma novidade, que há muito tempo não acontece. E por ser um evento gratuito, fechou com chave de ouro”, completou ele, que disse aconselhar o passeio a todos, não só pelas formas curiosas esculpidas no Parque, mas também pelo rico aprendizado adquirido. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE