Projeto recolhe isopor para reciclagem na UEPG | aRede
PUBLICIDADE

Projeto recolhe isopor para reciclagem na UEPG

Ponto de entrega voluntária do isopor foi instalado no hall da Reitoria, no campus Uvaranas da UEPG

Projeto já está no campus Uvaranas e deve ir ao centro nas próximas semanas
Projeto já está no campus Uvaranas e deve ir ao centro nas próximas semanas -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponto de entrega voluntária do isopor foi instalado no hall da Reitoria, no campus Uvaranas da UEPG

A comunidade acadêmica já tem uma forma de destinar o poliestireno expandido (isopor) para reciclagem na UEPG: um ponto de entrega voluntária foi instalado no hall da Reitoria, no Campus Uvaranas. Em breve, o Campus Central também deve receber um ponto de entrega. Na UEPG, o projeto é desenvolvido em parceria entre a Diretoria de Gestão Ambiental da Proplan, a empresa Meiwa Embalagens, o Sindicato das Escolas Particulares do Paraná – Regional Campos Gerais e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ponta Grossa, além da Indústria Santa Luzia Molduras, que compra o material reciclado pela Cooperativa.

O poliestireno expandido (EPS, de nome comercial isopor) é um plástico celular rígido, muito utilizado na indústria de embalagens e na construção civil. Como é expandido, seu processo de fabricação utiliza menos matéria-prima, o que economiza recursos naturais. É totalmente reciclável, mas os custos logísticos gerados pelo alto volume e baixo peso inviabilizam seu transporte até empresas recicladoras. Foi essa necessidade de facilitar a logística da reciclagem do material que fez nascer o projeto “Movimento Viramais”, em 2007.

O projeto recolhe o material em pontos de entrega voluntária, compacta e recicla, retornando para usos diversos na decoração e construção civil, dentre outros. Além de diminuir a poluição no meio ambiente, a ação aumenta a vida útil dos aterros sanitários e preserva os recursos naturais. Estima-se que a cada tonelada de EPS reciclado, deixa-se de cortar 13 árvores.

Os pontos de entrega são exclusivos para o EPS e o material é depositado em “big bags”, que são substituídos quando é feita a retirada do EPS. Em Ponta Grossa, a máquina de compactação do EPS está na Associação de Catadores Acamaro.

Informações assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right