Com novo presidente, CMT retoma discussão da tarifa na sexta
Representante da Fiep, Elidio Curi de Macedo foi escolhido para liderar o conselho. Reunião para discussão da planilha de gastos do transporte público está pré-agendada para 14 horas

Representante da Fiep, Elidio Curi de Macedo foi escolhido para liderar o conselho. Reunião para discussão da planilha de gastos do transporte público está pré-agendada para 14 horas
A discussão sobre o reajuste da tarifa de ônibus em Ponta Grossa já tem data para ser retomada dentro do Conselho Municipal de Transporte (CMT). Durante a reunião de sexta-feira (6), o grupo deixou pré-agendado para analisar as planilhas do transporte público em uma nova reunião nesta sexta-feira 913), a partir das 14 horas. A data foi publicada no Diário Oficial do Município, em meio à ata do último encontro.
Também está definido o novo presidente do conselho, que inclusive foi o responsável por convocar a próxima reunião. Trata-se do representante da Federação da Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Elidio Curi de Macedo. O nome foi indicado e aceito por todos os demais conselheiros, ao lado da conselheira indicada pela Associação do Usuários do Transporte Coletivo de Ponta Grossa (Autrans), Lusinete do Rocio dos Anjos Dorigon, como secretária.
Com a definição da presidência, o CMT poderá retomar as discussões em relação ao novo valor da passagem do transporte. O reajuste deveria ser realizado em fevereiro, mas uma série de acontecimentos fizeram com que a discussão precisasse ser adiada.
Tudo começou quando a Câmara aprovou um projeto de lei do prefeito Marcelo Rangel (PSDB) que dava mais autonomia às decisões do conselho – tornando-o um órgão deliberativo, ao invés de consultivo. A mudança fez com que alguns conselheiros deixassem o órgão e até mesmo entidades com representatividade – como a ACIPG e a OAB-PG – pedissem o afastamento do grupo.
A debandada fez com que o CMT ficasse sem quórum para convocar reuniões, o que obrigou a Procuradoria-Geral do Município (PGM) a pedir que as entidades nomeassem novos representantes. Os líderes foram oficializados na semana passada, oportunizando que o processo de discussão a respeito do reajuste da passagem fosse retomado.
Sistema opera em defasagem, segundo VCG
Como a discussão sobre o reajuste deveria ser concluída em fevereiro, a Viação Campos Gerais (VCG) afirma que o sistema opera desde então em defasagem no valor do bilhete. A justificativa da empresa responsável pelo transporte público ainda é embasada pelo valor decretado na última vez que a tarifa foi reajustada. Em 2018, o Conselho Municipal de Transporte sugeriu que a passagem ficasse em R$ 3,99, mas o prefeito Marcelo Rangel (PSDB) optou por fixá-la em R$ 3,80.





















