Identidade de Gênero será tema de Fórum na UEPG | aRede
PUBLICIDADE

Identidade de Gênero será tema de Fórum na UEPG

Fórum de Discussões sobre o Reconhecimento da Identidade de Gênero, acontece dia 30 de agosto

Evento acontece no Miniauditório do Bloco B, no Campus Central da UEPG
Evento acontece no Miniauditório do Bloco B, no Campus Central da UEPG -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Fórum de Discussões sobre o Reconhecimento da Identidade de Gênero, acontece dia 30 de agosto

No dia 30 de agosto acontece no Campus Central da UEPG o I Fórum de Discussões sobre o Reconhecimento da Identidade de Gênero. O evento é organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e inicia às 13h30 com a palestra “Identidade de Gênero: implicações jurídicas e políticas no contexto universitário” ministrada pelo professor Dilermando Aparecido Borges Martins. 

O palestrante do Fórum é professor do curso de Direito na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e na Faculdade de Jaguariaíva (FAJAR), com pesquisa na área de Direito Internacional, Direitos Humanos e Direitos LGBT, além de ser membro da Comissão da Diversidade Sexual da OAB de Ponta Grossa. Dilermano comenta que a palestra debaterá a necessidade de leis que assegurem direitos à comunidade LGBT como a criminalização da LGBTfobia. Também serão discutidos os conceitos de identidade de gênero e orientação sexual.

O palestrante destaca que a universidade tem um dever de promover discussões de identidade de gênero. “A realização desse debate é muito importante dada a diversidade do ambiente acadêmico. A universidade deve trabalhar com a pluralidade assim como está escrito na própria legislação”, comenta Dilermano. Após a palestra acontecem rodas de conversa que se dividem em dois grupos de discussão. O primeiro grupo discutirá as justificativas para a proposição da regulamentação da matéria no contexto universitário, enquanto o segundo grupo debate sobre a Minuta de Resolução para regulamentação do nome social e identidade de gênero na UEPG. 

A Diretora de Ações Afirmativas e Diversidade (DAAD/PRAE) Silmara Carneiro e Silva, relata como surgiu a iniciativa da criação do I Fórum de Discussões sobre o Reconhecimento da Identidade de Gênero. “A ideia do evento surgiu da necessidade de democratizar a discussão sobre o assunto e construir uma resolução que tenha um caráter coletivo e seja sensível às necessidades do público LGBT, no contexto universitário”, explica.

Segundo a diretora, a participação da comunidade acadêmica é muito importante uma vez que na ocasião, será discutida uma minuta que está sendo desenvolvida sobre a regulamentação do uso do nome social na universidade. O evento também enfatiza o apoio da instituição à diversidade. “A universidade declaradamente mantém um compromisso institucional com a causa. Devemos assegurar condições para que estudantes travestis e transexuais tenham efetivados seus direitos humanos no âmbito da universidade”, destaca.

A parceria em organizar um evento com o Diretório Central dos Estudantes é resultado de uma prática que  tem sido adotada pela DAAD/PRAE de manter um canal aberto de diálogo com uma instância legítima de representação dos interesses estudantis. O evento acontece no dia 30 de agosto, às 13h30 no Miniauditório do Bloco B – B 108 no Campus Central da UEPG.

Informações Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE