Adutora do Rio Pitangui deixa 70% de PG sem água | aRede
PUBLICIDADE

Adutora do Rio Pitangui deixa 70% de PG sem água

Parte da adutora de água bruta será substituída para assegurar maior segurança operacional no abastecimento

Parte da adutora de água bruta será substituída para assegurar maior segurança operacional no abastecimento
Parte da adutora de água bruta será substituída para assegurar maior segurança operacional no abastecimento -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Parte da adutora de água bruta será substituída para assegurar maior segurança operacional no abastecimento

ACompanhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) realiza em Ponta Grossa, neste domingo (25), obras de interligação na adutora do Rio Pitangui. O Rio Pitangui é o principal manancial de abastecimento da cidade, e corresponde a 70% da água consumida pela população de Ponta Grossa.

“As obras são necessárias para substituir a tubulação desgastada, onde foram diagnosticados pontos de possível rompimento. Por isso, a Sanepar está atuando preventivamente para que não haja um colapso no sistema de forma a garantir o abastecimento”, explicou a gerente geral da Sanepar Região Sudeste, Jeanne Schmidt, durante coletiva para a imprensa nesta quarta-feira (21).

As intervenções programadas para domingo afetarão 70% da produção de água tratada da cidade. Os outros 30%, provenientes da captação Alagados, não serão afetados. “Estes 30% de produção vão priorizar a região central, Uvaranas e Santa Mônica, onde estão concentrados os hospitais, e a princípio não sofrerão desabastecimento durante a realização destas obras”, diz.

Jeanne pede a colaboração da população para o consumo racional da água nos dias que antecedem a intervenção, para evitar reflexos no abastecimento. “A obra tem previsão de 12 horas de duração. Se economizarmos a água no sábado, conseguiremos recuperar o nível dos reservatórios e já na madrugada dar início aos trabalhos, minimizando os reflexos no abastecimento”, alerta.

O gerente regional da Sanepar Lincoln Vergés, destaca ainda que a população pode colaborar priorizando o uso da água para a alimentação e higiene pessoal, evitando a lavagem de carros, roupas e calçadas, assim evitando o alto consumo. “Infelizmente quem não tem caixa d’-água poderá ficar desabastecido. Quem tem, possivelmente nem sentirá o impacto da intervenção”, afirma.

Conforme a programação dos serviços, a princípio, com a contribuição da população para que os reservatórios iniciem o domingo com o nível máximo de armazenamento, o impacto do desabastecimento deverá se concentrar apenas nas vilas de Oficinas, Órfãs e Palmeirinha. A região do Los Angeles, que possui um centro de reservação de 15 milhões de litros, estará abastecida no domingo, podendo ocorrer baixa de pressão e desabastecimento ao longo do dia de acordo com o comportamento do consumo da população.

Empresa investirá R$7,7 milhões nas obras

Os serviços previstos para domingo fazem parte do lote de obras de ampliação e melhoria do chamado setor Central/Alphaville, em andamento desde o fim do ano passado. O investimento totaliza R$7,7 milhões e beneficia toda a população de Ponta Grossa.

Nesta etapa, serão três frentes trabalhando concomitantemente, todas na região do Jardim Carvalho. “Duas delas trabalharão na interligação de dois novos trechos da adutora do Pitangui, com 700mm de diâmetro, na rua Otávio de Carvalho, e na desativação da adutora antiga. O segundo ponto será na entrada da Estação de Tratamento de Água, na ruaConrado Pereira Ramos, que apresentou pontos de corrosão, então iremos substituí-lo para evitar problemas futuros”, detalha o engenheiro da Sanepar Freddy Alberto Valdivia.

Ele conta que o trabalho vai envolver diretamente cerca de 70 profissionais. “Foram aproximadamente dois meses de estudos e análises para fazer esse serviço no menor tempo e com a melhor qualidade possível. Além disso, teremos mais uma equipe de grande porte trabalhando na retomada do abastecimento, fazendo com que ela ocorra no menor tempo possível”, observa.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE