PG emprega tecnologia para auxiliar no combate a crimes | aRede
PUBLICIDADE

PG emprega tecnologia para auxiliar no combate a crimes

Câmeras da Central de Monitoramento proporcionaram o acompanhamento de 10 mil situações no primeiro semestre

A tecnologia tem sido uma grande aliada na prevenção e combate a crimes pela Guarda Municipal em Ponta Grossa
A tecnologia tem sido uma grande aliada na prevenção e combate a crimes pela Guarda Municipal em Ponta Grossa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Câmeras da Central de Monitoramento  proporcionaram o acompanhamento de 10 mil situações no primeiro semestre

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), registrou 10183 acompanhamentos de situações suspeitas pelas câmeras da Central de Monitoramento do órgão. O número faz parte de um balanço feito pelo órgão sobre a atuação das equipes do Departamento de Tecnologia no primeiro semestre de 2019. Desse total de visualizações, 2274 geraram protocolos de segurança, por conseguinte, o deslocamento de equipes da Guarda Municipal para verificação e abordagens de suspeitos em campo.

De acordo com o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato, a tecnologia tem sido uma grande aliada na prevenção e combate a crimes pela Guarda Municipal de Ponta Grossa. Além disso, a utilização das câmeras de monitoramento fortalece as provas fornecidas pelos agentes que realizam as prisões,  podendo ser usadas também como material de investigação policial. “A tecnologia, em especial as câmeras de monitoramento tem sido essenciais na prevenção e na estruturação de medidas voltadas ao combate da criminalidade de forma mais precisa. Com os dados obtidos, podemos identificar os locais com mais intercorrências, os horários e quais os atores recorrentes. Assim, nossas equipes da Guarda Municipal conseguem atuar de maneira mais eficiente e ganham força na hora de encaminhar suspeitos para a delegacia, uma vez que as imagens também servem como prova dos ilícitos cometidos”, declara Lovato.

Segundo o diretor do Departamento de Tecnologia da SMCSP, Carlos Henrique Salomon, o município conta com 36 câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos da cidade. A região com maior concentração, e também o maior registro de visualizações, é o Centro. “Nossas equipes acompanham 24 horas por dia as câmeras de monitoramento, verificando situações suspeitas e acionando equipes em campo para a abordagem de suspeitos. É um trabalho muito intenso e que contribui para agilizar o processo de identificação de suspeitos e seu encaminhamento às autoridades competentes”, ressalta. 

Investimentos

Atualmente, o Departamento de Tecnologia da SMCSP trabalha na atualização e modernização da Central de Monitoramento. O investimento de cerca de 270 mil reais provenientes de emenda parlamentar será empregado na aquisição de novos computadores, climatizadores  e outros equipamentos que compõe o Centro de Controle de Operações da Secretaria. Os trabalhos devem ser concluídos nas próximas semanas.

“É essencial que acompanhemos o avanço das tecnologias e isso passa pela estruturação e manutenção do que já temos para, aí sim, investirmos em outros dispositivos. A atualização do sistema de monitoramento é um exemplo disso, pois, ainda que não tenhamos adquirido câmeras novas, precisamos executar a manutenção do que já temos e atualizar para consolidar as bases para os próximos avanços”, afirma o secretário Ary Lovato.  “Outro ponto importante que estamos trabalhando no processo licitatório para a aquisição de totens de segurança de alta tecnologia, que serão colocados em locais de grande circulação de pessoas, e que serão mais uma ferramenta para a proteção da população’, finaliza.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE